Modelos de bibliografia de trabalhos – ABNT

A bibliografia é uma das partes mais importantes de um trabalho científico, especialmente dos TCCs, trabalhos de conclusão de curso que geralmente são utilizados pelas instituições de nível superior para credenciar o aluno a receber o diploma. É nesta parte do trabalho que a pessoa que escreveu o trabalho poderá indicar todas as referências utilizadas.

Como o TCC e outros trabalhos acadêmicos são considerados produções científicas, tudo que está escrito precisa estar embasado, ou em outros livros que sejam reconhecidamente referência no segmento em questão, quanto embasado nos resultados de experimentos e outros métodos de pesquisa.

Modelos de bibliografia de trabalhos – abnt

No caso da produção científica, é necessário citar uma série de livros e de autores ao longo do que está sendo escrito. Mas não basta aos estudantes ou pesquisadores apenas colocar um determinado trecho de um livro ou de outro trabalho científico, também é preciso indicar de onde os pesquisadores tiraram aquela informação. Caso contrário, tudo que está escrito neste TCC poderá ser colocado em dúvida.

Existem uma série de informações dentro das normas da ABNT que falam como os alunos devem fazer estas citações no trabalho. Varia sempre de acordo com a quantidade de autores que está sendo citado.

Confira como a ABNT manda fazer as citações dentro da bibliografia:

Um autor, dois autores, até três autores

Sequência – sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula.

Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal.

Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.

Mais de três autores

Sequência – sobrenome em letra maiúscula, nome seguido et al. Título da obra em itálico. Local de publicação: editora, ano de publicação.

Autor e título repetido

Sequência – Se o autor e o título forem repetidos, mas diferirem as edições, usam-se dois traços.

Autor estrangeiro (obra traduzida)

Sequência – Sobrenome em letra maiúscula, nome. Seguido o nome do tradutor, título, local de publicação: editora, ano de publicação.

Estes são os principais casos. Existem outras situações previstas. Para obter as outras formas de bibliografia, é recomendado aos alunos pesquisarem as normas técnicas atualizadas no site da ABNT.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: