Modelos de Condolências e Pêsames

Sempre que perdemos um ente querido, poderá ser difícil saber o que dizer. E como poderiam as palavras fazer a diferença em um momento de tanta dor, não é verdade? Mas enviar um cartão com pêsames com uma mensagem bonita e diferenciada, além de sincera irá ajudar as pessoas de luto que poderá se sentir cuidada e ainda amada, proporcionando com isto um pouco de conforto em momentos de grande tristeza plena.

Por este motivo, consulte alguns passos, e tenha uma orientação quanto a composição e modelos de condolências e pêsames.

 

Tenha sempre o tom certo ao escrever os modelos de condolências e pêsames

Procure sempre que possível começar a partir de uma solução adequada.

A forma comum de começar uma mensagem em um cartão de pêsames ou condolências é com a palavra “querido, ou querida”. Você poderá ainda escrever Caríssimo ou simplesmente começar com o nome das pessoas. Procure evitar que os textos comecem com Oi, ou outro tipo de saudação casual, é melhor ser formal demais do que formal de menos.

Modelos de Condolências e PêsamesAborde sempre a pessoa a quem você se dirigir como normalmente você fala com ela. Se escrever por exemplo a uma professora que você geralmente chama de Senhora, trate desta forma neste cartão.

Caso você escreva para alguém que você conhece bem, utilizar o nome da pessoa é algo apropriado.

Caso o cartão tenha como um objetivo expressar uma boa simpatia para uma família inteira, e não somente uma pessoa, procure escrever o nome de cada uma das pessoas. Se você não souber os nomes de todos da família, você pode escrever fulano e família.

Procure escrever como se sente sobre a morte da pessoa

Procure sempre dizer como é que você se sente ao ouvir que ele faleceu, e se conhecia a pessoa procure mencionar o seu nome. Caso você não conheça esta pessoa, é possível se referir a ela como sua mãe, ou seu avô, e assim sucessivamente.

Vale a pena utilizar as seguintes frases:

“Eu sinto muito que Pedro tenha falecido depois de sua longa batalha contra o câncer”.

“Estou profundamente sentido ao saber da morte de Margaret.”

“As palavras não podem ser expressas como um lamento de que Santana se foi.”

Se você não conhece bem a pessoa, procure considerar fazer uma mensagem breve.

Após brevemente expressar seu pesar, é importante e aceitável para uma mensagem enviar para alguém que não conhece muito bem uma mensagem interessante. Procure optar por escrever algo como pensando em você como simpatia, ou ainda por favor, aceite meus pêsames, se você quer manter sua mensagem curta.

Isto é muito apropriado no caso do seu cartão de pêsames tiver um poema ou mensagens impressas.

Alguns termos também podem ser utilizados, como por exemplo:

“Você sempre está em meus pensamentos”.

“Nossos pensamentos e orações estão com você”.

“Estou rezando por você durante este momento difícil”.

Caso você conheça o falecido, compartilhe memórias

Se conhecer o falecido, procure considerar compartilhar algumas memórias, vale a pena escrever o quanto irá sentir falta dele ou dela, e procure compartilhar algumas memórias. Demonstre ainda o sofrimento compartilhado, e fará com que o destinatário do cartão se sinta o menos solitário possível em sua área de perda.

Procure brevemente mencionar algo especial para a pessoa ou o quanto que ela significava para você.

Agradecimento por mensagem de pêsames e condolências

É interessante escrever algumas palavras que possam convidar a pessoa a lhe ligar, ou ainda falar com você se ela precisar, o que provavelmente é algo que será apreciado. Procure também se certificar de que você está pronto para entrar em ação se a pessoa estender a mão solicitando sua ajuda.

Finalize a mensagem com um fechamento adequado

Caso você conheça a pessoa, você poderá escrever simplesmente amor, e em seguida procurar assinar o seu nome. Se estiver enviando um cartão para alguém a quem este fechamento não for correto, procure escolher um que possa expressar melhor os seus sentimentos com relação a pessoa.

Uma boa dica é utilizar os termos como:

“Com pensamentos carinhosos”.

“Com memórias carinhosas”.

“Minha profunda simpatia”.

Entre outros termos que podem ser utilizados.

Veja logo em seguida um modelo de carta de pêsames ou condolências que você poderá utilizar e adaptar conforme a sua situação.

 

Modelo Condolências
Modelo Condolências 1
Modelo Condolências 2
Modelo Condolências 3

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: