Modelos de dedicatórias de trabalho – ABNT

Trabalhos que precisam seguir as Normas definidas pela ABNT geralmente precisam seguir à risca todas as instruções e orientações, incluindo os elementos obrigatórios que precisam constar na impressão, tais como capa, contra-capa, etc. Mas existem alguns elementos opcionais, ou seja, que podem ou não ser acrescentados no trabalho dos estudantes ou pesquisadores.

Uma destas partes opcionais que podem ser inseridos em um trabalho com ABNT, como um TCC, por exemplo, é a dedicatória. Trata-se de uma ou duas folhas onde os estudantes poderão fazer uma espécie de homenagem as pessoas que foram importantes no seu trabalho de conclusão de curso.

Modelos de Dedicatórias de trabalho

Esta é uma parte do trabalho que acabou se tornando uma verdadeira tradição, especialmente naqueles trabalhos de conclusão de curso de nível superior, já que esta é uma etapa muito importante da vida dos alunos que estão terminando uma faculdade. Muitas pessoas acabam fazendo parte deste, que costuma ser um momento de muito estresse entre os acadêmicos. A dedicatória no trabalho é uma forma que os estudantes acabam tendo de agradecer os envolvidos.

Como a dedicatória é uma parte opcional do trabalho de conclusão, que está prevista dentro da ABNT, existem uma série de padronizações diferentes que podem ser adotadas. Geralmente existe uma orientação de parte das instituições, que acabam repassando aos alunos um modelo que pode ser seguido.

Geralmente as faculdades e universidades acabam solicitando que a dedicatória seja colocada perto do rodapé da página, com um recuo de margem esquerda de 8cm. Além disso geralmente, nesta parte, é utilizado um espaçamento simples e um texto curto, com o mesmo tipo de letra que é utilizada no restante do trabalho, que geralmente é times ou arial.

A dedicação pode ser feita de diversas formas. Os estudantes poderão fazer uma dedicatória a deus, por exemplo, o que é bastante comum em determinados trabalhos. Também existem alunos que preferem dedicar a sua produção para os seus professores, ou então para a sua própria família. Neste caso, os estudantes ficam livres para definir um texto que pode ser colocado na dedicatória.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: