Modelos de índice de trabalho – ABNT

Dentre todas as páginas exigidas pela ABNT em um determinado científico temos algumas consideradas essenciais para as pessoas que vão dedicar algum tempo para ler o que foi escrito, seja para avaliar ou para utilizar como fonte de pesquisa. O índice, que também pode ser chamado de sumário, é uma destas importantes partes da monografia.

De uma forma geral, o sumário ou o índice é a página que vai informar aos leitores todos os tópicos que serão abordados ao longo do trabalho, juntamente com a página correspondente. Ou seja, a partir do sumário a pessoa já vai conseguir ter uma boa noção do que esperar daquele trabalho.

Modelos de índice de trabalho

Além disso, o sumário ou índice torna o processo de leitura muito mais simples. Quando o leitor quiser ir diretamente para um determinado capítulo, basta olhar a página em que ele começa.

Uma das principais características do sumário ou do índice da ABNT é o fato dela ser uma das últimas coisas que precisam ser feitas em um determinado trabalho, já que somente depois de formatado que os escritores poderão saber os números das páginas que correspondem ao início de cada capítulo.

Confira as orientações da ABNT para a criação de um sumário:

  1. a) “« a palavra SUMÁRIO deve estar centralizada, em letras maiúsculas, negrito e com a mesma tipologia da fonte utilizada nas seções primárias, separada do seu texto por um espaço de 1,5 entrelinhas; »”
  2. b) “« o corpo do sumário é composto pelo indicativo ou número da seção, o título da seção e a página correspondente ao texto; »”
  3. c) “« os indicativos ou números de seções que acompanham seus respectivos títulos devem ser apresentados alinhados à margem esquerda da página; »”
  4. d) “« a grafia dos capítulos, seções e subseções deve ser idêntica a utilizada no texto do trabalho. Por exemplo, se o título METODOLOGIA estiver grafado em letras maiúsculas e em negrito, ele deverá vir da mesma maneira no sumário; »”
  5. e) “« os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (A contagem das páginas se inicia depois da capa, a partir da folha de rosto. Mas, a impressão dos números começa na primeira página dos elementos textuais – INTRODUÇÃO); »”
  6. f) “« cada item constante no sumário deve remeter à página que aparece no texto, com o objetivo de facilitar a localização da matéria contida no trabalho; »”
  7. g) “« o espaçamento entrelinhas deve ser o mesmo utilizado no texto: 1,5. »”
    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: