Modelos de recibo de Aluguel

O aluguel é uma modalidade de negócio na qual o proprietário de um imóvel cede os direitos de uso para o seu locatário por um determinado período de tempo. Para que eles possam usufruir destes direitos, eles precisam efetuar um pagamento mensal, normalmente chamado de aluguel.

Estes pagamentos podem ser feitos de diversas formas. Muitos donos de imóveis,  apartamentos ou pontos comerciais, preferem passar as responsabilidades pela administração do espaço para uma imobiliária. Esta empresa fica responsável por cobrar os alugueis e repassar os valores para os donos. Geralmente, são emitidos boletos e quando eles são pagos é entregue um comprovante para o locatário.

Modelos de recibo de Aluguel

Existe a modalidade na qual os locatários acabam alugando diretamente os seus imóveis, sem qualquer tipo de intermediário. O principal benefício desta prática é a economia, uma vez que a imobiliária cobra uma porcentagem antes de repassar o valor de aluguel para o dono do imóvel.

Neste caso, fica sendo responsabilidade do dono do imóvel entregar o recibo de pagamento do aluguel sempre que o valor mensal for pago. Esta é a única prova que o locatário terá de que realmente pagou os alugueis, evitando assim uma possível ação de despejo por falta de pagamentos.

É direito do locatário receber este documento assim que o pagamento for feito, caso contrário, ele poderá acionar o dono do imóvel na justiça por estar descumprindo tanto a lei específica que fala sobre locações de imóveis como também o estatuto dos consumidores.

Existe diversos modelos de documentos que podem ser adquiridos e que podem ser utilizados como recibos. Também existem alguns arquivos que podem ser baixados da internet para impressão. Dentre as informações obrigatórias que devem conter neste recibo estão a identificação dos nomes, tanto do locador quanto do locatário, bem como números de identificação dos documentos, além do valor pago e da data. O recibo sempre deve ser assinado pelo dono o imóvel.

Confira abaixo um modelo de recibo de aluguel que pode ser utilizado:

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: