Modelos de Release

Um release ou conhecido popularmente como comunicado de imprensa nada mais é do que um texto feito de forma informativa, e que contém informações sobre o evento, um lançamento, bem como promoções, notícias sobre produtos e serviços, ou ainda resultados de pesquisas encaminhados aos meios de comunicação. Bem diferente das propagandas pagas, é através do press release que as marcas ou as empresas divulgam as novidades para o público.

Modelos de Release

Como escrever corretamente um press release?

O título.

O título deverá contar com a principal informação a ser divulgada, mas que ocorra de forma chamativa e informativa, além de objetiva, deixando os seus leitores curiosos para ler o restante de seu texto.

As fontes deverão ser maiores do que o restante do texto que estiverem em negrito.

O tempo verbal deverá ser o presente, e os artigos devem ser evitados sempre.

Para o subtítulo.

No caso do subtítulo, este deverá contar com informações essenciais como por exemplo quem, o que, quando, onde, porque e como.

A fonte poderá ser de tamanho do restante do texto, mas negritada em itálico. O seu espaço é equivalente de até duas linhas.

Sobre os conteúdos.

Os conteúdos determinados de um release deverá ser escrito pensando em uma notícia de um jornal, as cidades e datas devem servir para situar o leitor da informação.

As frases curtas e objetivas devem facilitar as interpretações.

Seus primeiros parágrafos deverão conter as principais informações relevantes para a sociedade, e é possível ainda se utilizar as pesquisas e os dados que é uma boa alternativa.

Não deixe de colocar os cinco itens.

Qual é a notícia?

O porque o seu assunto é notícia?

As informações essenciais da notícia, como por exemplo o motivo, cidade e data.

O objetivo da informação?

Qual é a fonte utilizada?

O tamanho da fonte.

O tamanho da fonte deverá ser o suficiente para informar o leitor. Os mínimos são de uma página e o máximo de três. Em contrapartida o tamanho apenas deverá ser estendido de muitas informações necessárias. Um texto escrito de forma prolixa e com repetição se torna algo desinteressante para os leitores.

Veja algumas Modelos

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: