Nota promissória – Imprimir, modelos

Há muito tempo, quando os bancos não eram ainda tão acessíveis, á população, as negociações eram todas feitas boca a boca. Os antigos mesmo assim tinham os seus recursos para não assumirem grandes prejuízos em transações realizadas, e um deles era a nota promissória, um tipo de documento que tem validade legal até hoje e que pode inclusive ser utilizado quando se faz um empréstimo para um parente e um conhecido.

Muitas vezes pode parecer uma falta de confiança ou mesquinharia, mas na verdade a emissão de notas promissórias pode ajudar a evitar os conflitos entre as partes. Afinal de contas já ficará acordado de antemão como e quando que será feito o pagamento. Além disto quem emprestou não vai ficar cobrando quem pediu emprestado o tempo inteiro, minimizando assim todos os desgastes nesta relação.

Nota promissória

O que é a nota promissória?

A nota promissória nada mais é do que um tipo de documento que declara o compromisso de quem emite, e pediu dinheiro emprestado. A outra parte tem o compromisso de pagar o que deve para o outro, este que é denominado de beneficiário.

O beneficiário nada mais é do que a pessoa que se beneficia da nota promissória, e na qualidade de credor do título. O beneficiário pode até mesmo passar a nota promissória adiante pois assim como outros títulos de crédito, a nota é circulável. Esta poderá ser passada para terceiros por endosso, a menos que exista algum tipo de ressalva expressa em documentos.

Como é feito o documento?

A nota promissória é feita no computador, ou mesmo poderá ser comprada em papelarias. Se for fazer a sua, é importante ter todo o cuidado de preencher de forma correta para que ela tenha a sua devida validade.

A nota promissória deverá conter alguns campos, como por exemplo o nome completo, um texto que expresse o compromisso de emitentes em arcar com o pagamento, data de vencimento, o lugar onde o pagamento deverá ser realizado, a data da promissória emitida, bem como a assinatura do emitente.

É fundamental que esta nota não tenha rasuras, já que nesta situação ela perde o valor.

Veja logo abaixo alguns modelos de notas promissórias que podem ser utilizadas.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Um comentário

  1. Franklin says:

    Olá Boa tarde, eu preciso registrar em cartório

Deixe um Comentário: