Plantas e projetos de sobrados

Um sobrado é uma determinada construção prevista na arquitetura e que conta com algumas características em comum. Diferentemente de uma casa convencional, um sobrado possui dois ou mais pisos. Geralmente uma casa de dois andares, por exemplo, pode ser considerada como um sobrado.

Hoje em dia chama-se de sobrado uma casa com, no mínimo, dois andares, independentemente do tamanho. Mas há alguns séculos atrás, quando esta palavra começou a ser utilizada com uma maior frequência, um sobrado acabava sempre sendo uma casa grande.

Plantas e projetos de sobrados

Por exemplo, no período histórico conhecido como Brasil Colônia, os sobrados eram considerados as casas dos grandes senhores nas cidades. Estes sobrados acabaram sendo utilizados como principal unidade do início do processo de urbanização das cidades brasileiras.

Para quem está pensando em construir uma casa de dois ou mais andares, uma dica interessante é começar a pesquisar plantas e projetos. Antigamente as pessoas tinham que contratar um arquiteto apenas para desenvolver esta parte da construção, mas hoje em dia, com a popularização da internet, existem uma série de modelos que podem ser baixados online.

Mas é sempre muito importante que estes projetos sejam mostrados para os engenheiros e também para os projetistas responsáveis pela construção em sí, já que é preciso ter uma serie de conhecimentos técnicos para entender todas as nuances de um projeto.

Geralmente uma planta de um sobrado é um desenho mais simples, mas ao mesmo tempo consegue mostrar detalhadamente como o projeto deve ser, incluindo a posição de cada peça da casa. Como se trata de um sobrado, geralmente uma planta acaba sendo dividida em dois, um com a disposição do andar de cima e outra com o andar de baixo.

Já um projeto costuma ser mais detalhado, mostrando não apenas a planta da casa, mas também já mostrando uma série de informações que precisam ser levadas em consideração na hora da construção, como as medidas, as instalações elétricas, os encanamentos, dentre outros.

Confira alguns modelos de plantas e de projetos de sobrados que podem ser baixados na internet e que podem servir de inspiração para as pessoas que desejam fazer os próprios modelos.

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: