Procuração para receber Aposentadoria

A procuração nada mais é do que um tipo de documento onde a pessoa acaba nomeando outra que seja de sua confiança como por exemplo o seu representante ou o seu procurador para agir em eu nome e mesmo assinar documentos diferenciados, tudo em uma determinada situação que este não possa estar presente.

Junto do INSS, esta é uma procuração que poderá ser apresentada para solicitar os diversos benefícios, receber seus devidos pagamentos e ainda realizar as consultas e outros processos feitos com benefícios ou processos de cunho administrativo.

Procuração para receber Aposentadoria

Quem poderá receber este tipo de procuração?

Todas as pessoas são capazes de receber este tipo de procuração, dentre eles os maiores de 18 anos ou menores emancipados, voltados ao gozo de seus direitos civis, e podem a partir disto realizar uma procuração outorgando todos os poderes para alguém em específico ou ainda poderes sobre as suas situações financeiras ou de vida.

Os menores de idade entre 16 e 18 anos que não forem emancipados não poderão fazer um tipo de procuração para terceiros, mas eles poderão ser nomeados como um tipo de procurador.

Todos os servidores públicos, de ordem civil ou militar em atividade poderão apenas representar o cônjuge em parentes de até segundo grau, sendo que com relação aos parentes de primeiro grau, deverá ser permitida a representação de ordem múltipla.

Quais são os tipos de procuração existentes?

As procurações públicas, estas que deverão ser registradas em cartório, dotadas de uma fé pública, expedida para qualquer tipo de cidadão e ainda obrigatório para quando uma das partes for um analfabeto ou estiver impossibilitado de assinar.

As procurações de ordem particular.

Estas procurações são aquelas que vem elaboradas através do próprio cidadão, este que pode ou não se utilizar de modelos de formulários indicados através do INSS, e que não tem a necessidade de se registrar em cartório com isto.

Para o caso de uma procuração de cunho particular, é importante e obrigatório apresentar os documentos de identificação originais ou ainda as cópias autenticadas, tanto do outorgante como também do outorgado, e se esta assinatura estiver diferente do documento ela não será válida.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


3 Comentários

  1. F. Oliveira says:

    Bom!

  2. Quando for no INSS ou no Banco com a procuração em mãos, mesmo assim eu tenho que está com os documentos da pessoa em mãos?

  3. Benvinda de Souza says:

    Minha irmã mora em Nova Yorque e precisa que retiro o fundo inativo dela no Banco e dar procedimento em sua aposentadoria aqui no BRASIL. Que tipo de procuração?

Deixe um Comentário: