Projeto de pesquisa CNPq

Todo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico, em uma parceria com a Secretaria de Educação profissional e tecnológica a SETEC do ministério da educação o MEC, divulgou recentemente a chamada para uma seleção específica de financiamentos de projetos de pesquisa, em situações aplicadas para a extensão de tecnologia, este é o chamado projeto de pesquisa CNPQ.

Saiba como funciona o projeto de pesquisa CNPQ e os requisitos para participar.

Todas as propostas escolhidas deverão partir de um determinado financiamento nos valores totais de mais de R$ 40 milhões de reais anuais, distribuídos entre três anos. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo integrar toda a política da inovação e da educação de cunho tecnológico das redes estaduais e federais de ensino para a formação de recursos humanos devidamente qualificados.

Projeto de pesquisa CNPq

Este apoio costuma ser destinado a alguns tipos de pesquisas específicas, dentre eles podemos citar:

As pesquisas de ordem aplicada, os sistemas de desenvolvimento ou ainda inovação que possam visar uma devida solução de problemas para as áreas de produção.

Já uma segunda poderá se tornar uma melhoria contínua e no aumento de competitividade de empresas, bem como de associações e cooperativas.

Temos uma terceira que consiste na preparação dos estudantes da área de educação profissional dos institutos federais para as devidas competições de conhecimento e competências diferenciadas de ordem técnica de abrangência tanto nacional, como regional e internacional.

E uma quarta linha de crédito que é determinada aos projetos totalmente elaborados e executados definitivamente por professores com uma participação obrigatória dos alunos dos cursos técnicos, esta iniciativa deverá ter um foco voltado para a solução de problemas corriqueiros e de natureza institucional, bem como empresarial e de ordem comunitária.

Ao todo geralmente temos mais de 30 áreas de interesse, onde as áreas de aeroespacial e de defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, mineração, indústria naval, construção civil, energia e tecnologias são as áreas mais pedidas.

Logo abaixo iremos disponibilizar alguns modelos de projetos de pesquisa por CNPQ estes que poderão fazer toda a diferença no dia a dia do profissional este que está precisando dos seus devidos investimentos.

Modelo 1

Modelo 2

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: