Recibo de pagamento de aluguel

Milhões de brasileiros não possuem casa própria e vivem em residências alugadas. Nessa modalidade de negócio, o proprietário de um imóvel cede ao seu locatário os direitos de uso por um período determinado de tempo. No entanto, para que esses direitos sejam usufruídos é preciso realizar o pagamento mensal que é chamado de aluguel.

Dependendo do dono do imóvel, as responsabilidades por administrar o espaço é passado para a imobiliária, assim, ela é que fica responsável por fazer a cobrança do aluguel e repassar os valores recolhidos ao seu dono. Na grande maioria das vezes é emitido boleto e, após o seu pagamento, um comprovante é entregue ao locatário.

Mas também existe uma modalidade que o imóvel é alugado diretamente com o proprietário, sem que haja qualquer tipo de intermediário. Nesse caso, a economia é um dos grandes benefícios adquiridos já que não é necessário pagar uma porcentagem a imobiliária. Assim, é de responsabilidade do proprietário do imóvel, sempre que receber o valor do aluguel, fornecer o recibo de pagamento de aluguel ao seu inquilino para que ele tenha como comprovar que não está atrasado.

O que é esse recibo

Esse recibo é um tipo de documento que o proprietário do imóvel deve fornecer ao seu inquilino todas as vezes que o valor do aluguel for pago. Esta se torna a única prova que o locatário possui de que o valor do aluguel foi pago mensalmente e evita-se uma possível ação de despejo que pode ser movida quando não há pagamento.

Qual a finalidade desse recibo

O objetivo do recibo de pagamento de aluguel tem por objetivo comprovar que o inquilino realizou o pagamento da quantia que lhe cabia todos os meses. Isso evita que seja moída uma ação de despejo contra o mesmo alegando que não houve pagamento do aluguel. É imprescindível que o dono assine o recibo e tenha a identificação do locador e locatário, números de identificação do documento, valor que foi pago e a data.

Quem pode usar

O recibo de pagamento de aluguel é emitido pelo locador ao seu locatário todas as vezes que este ultimo realizar o pagamento da quantia que lhe cabe. Nos links a seguir estão disponíveis alguns modelos desse tipo de documento.

Recibo de pagamento de aluguel

Modelo de recibo de pagamento de aluguel 1

Modelo de recibo de pagamento de aluguel 2

Recomendamos a compra

 

 

 

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: