Solicitação de abono de férias

Milhões de brasileiros trabalham pelo regime CLT. De acordo com o artigo 143 que rege a mesma todo trabalhador pode fazer a solicitação de abono de férias junto ao seu empregador. Nesse abono o empregado opta por vender uma parte de suas férias, ou seja, ele decide que suas férias serão menores, mas em compensação ele terá um dinheiro a mais pelos dias que foram vendidos.

Ainda de acordo com o artigo 143 da CLT, o empregador não tem vontade alguma sobre esse direito que o empregado possui e a conversão somente pode ser feita em, no máximo, 1/3 do período de férias. Sendo assim, somente 10 dias dos 30 aos quais ele tem direito é que podem ser vendidos.

O que é essa solicitação

solicitacao-de-abono-de-feriasO empregado pode optar por vender uma parte de suas férias ao seu empregador. Esse é um direito que está previsto na CLT. Mas para que o seu patrão tome ciência do seu desejo ele precisa fazer essa solicitação. A partir daí subtende-se que a solicitação de abono de férias é uma espécie de documento pelo qual é expressa o desejo de que algo seja concedido.

Como se trata de uma opção que o empregado possui, o empregador não tem nada a fazer para tentar impedir que isso aconteça. Essa solicitação tem de ser feita pelo menos quinze dias antes que o período de férias seja iniciado para que tudo ocorra bem.

Qual a finalidade dessa solicitação

A solicitação de abono de férias tem por objetivo indicar ao empregador que seu empregado deseja vender uma parte de suas férias. Esse é um direito que o colaborador possui e que o seu patrão não pode influir em nada conforme está previsto no artigo 143 da CLT.

A sua solicitação tem de ser feita quinze antes que o período de férias seja iniciado. Mas após ter sido solicitado, o abono tem de ser pago pelo menos dois dias antes que as férias sejam iniciadas.

Quem pode usa-lo

A solicitação de abono de férias é um direito que os trabalhadores possuem e, por isso, eles podem usa-la sempre que o período de férias se aproxime. Para tanto, disponibilizamos um modelo dessa solicitação que para ser visualizado somente é preciso clicar no link a seguir.

Solicitação de abono de férias

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: