Termo de prorrogação do contrato de experiência

Antes do trabalhador ter seu contrato de trabalho com vínculo empregatício devidamente registrado é comum que seja celebrado o contrato de experiência. Neste, tanto o empregado quanto o empregador avaliam se a continuidade do vínculo após o período experimental é de interesse de ambos.

Durante esse período o empregador pode avaliar como é o desempenho do profissional enquanto que este conhece quais as condições de trabalho ali presentes para poder decidir se o contrato deve continuar. Em caso afirmativo, o prazo para a ser indeterminado.

Caso não seja possível ter uma definição dentro do prazo do primeiro contrato ele pode ser prorrogado por uma única vez e não pode exceder os 90 dias. Ao término desse prazo o contrato é finalizado ou é convertido em tempo determinado. Para que haja essa prorrogação é preciso fazer um termo de prorrogação do contrato de experiência.

O que é esse termo de prorrogação

Esse termo de prorrogação é um documento utilizado para que o primeiro contrato assinado em critério de experiência tenha o seu prazo aumentado. Assim, será possível fazer uma avaliação mais detalhada e precisa sobre as condições de trabalho e como as tarefas são desempenhadas.

Qual a finalidade desse termo

O prazo do contrato de experiência varia entre 30 dias a 90 dias. Esse período que o trabalhador desempenha suas funções dentro do ambiente de trabalho é importante já que é a partir daí que tanto ele quanto o empregador conseguem avaliar se realmente há interesse na contratação sem limite de tempo.

No entanto, se não for possível fazer uma avaliação clara dos interesses de ambas as partes esse período de experiência pode ser prorrogado apenas uma vez e por um tempo máximo de 90 dias. Esse é o objetivo do termo de prorrogação do contrato de experiência.

Quem pode usa-lo

O termo de prorrogação do contrato de experiência é um documento utilizado no meio profissional que tanto o trabalhador quanto o empregador podem avaliar diversos pontos de interesses para ambos como, por exemplo, se as condições de trabalho e as atividades desempenhadas são o desejado pelo empregado e se o profissional que está em critério de experiência consegue atender as expectativas do empregador.

Assim, disponibilizamos um modelo desse documento no link a seguir.

Termo de prorrogação do contrato de experiência

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: