Testamentos – Como fazer

Criar um testamento é uma opção muito prática para evitar futuras brigas de família, e se engana quem pensa que esta é uma alternativa apenas para quem possui um farto patrimônio.

Qualquer um pode fazer um testamento, independente do seu tamanho de patrimônio, não existe um limite de idade, e a pessoa precisa apenas estar lúcida e ter idade de no mínimo 16 nos.

O que poderá estar determinado no testamento.

Além de bens patrimoniais, em um testamento as pessoas poderão dispor de informações que forem consideradas importantes, reconhecendo os filhos, entre outras coisas, incluindo a forma coo devem ser quitadas as suas eventuais dívidas.

TestamentosAs dívidas por sua vez devem ser pagas conforme o patrimônio que é deixado pelo autor do testamento.

Com relação aos bens, se a pessoa que deixar testamento tiver herdeiros, é necessário que 50% de tudo seja disponibilizado para eles.

Os herdeiros são os descendentes, dentre eles filhos, netos, bisnetos e os ascendentes, bem como o cônjuge. Na falta destes, quem recorre a um testamento poderá dispor de bens como quiser, em contrapartida ao contrário do que acontece em vários países, no Brasil os animais de estimação não recebem estes benefícios.

Mas quanto custa para fazer uma abertura de testamento?

De forma geral, para fazer uma abertura de testamento a pessoa deverá arcar com custos de cartório, algo equivalente de mais ou menos R$ 1 mil reais.

O ideal para isto é antes de disponibilizar os bens e um testamento, a pessoa precisa consultar um bom advogado, evitando anulações e qualquer tipo de problema futuro. Caso os gastos aumentem um pouco, o testador também terá de pagar os honorários do profissional.

Os tipos de testamento

Com relação aos tipos de testamento, quem tiver interesse em organizar a partilha dos bens poderá escolher um testamento público, cerrado e o particular.

Os dois primeiros necessitam ser registrados em cartório com a presença das testemunhas, a diferença entre eles é o conhecimento dos conteúdos, o que é permitido no público e mantido em segredo no testamento cerrado.

Para o testamento particular não precisa de registros em cartórios, basta apenas a presença de testemunhas.

Veja logo abaixo alguns modelos de testamento que você pode utilizar.

Modelo 1

Modelo 2

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


6 Comentários

  1. AILA MARIA HOLANDA DA SILVA says:

    PRECISO MODELO TESTAMENTO PARTICULAR 2015

  2. Helioniton Ferreira says:

    O que pretendo realmente é de um MODELO DE TESTAMENTO-COM USO FRUTO DO TESTADOR.
    PARA DIRECIONAR MEUS BENS -ESPECIFICANDO CADA UM PARA CADA FILHO E ESPOSA (NO CASO DE MEU FALECIMENTO).
    ferreirah8@Gmail. Com

  3. Helioniton Ferreira says:

    TUDO COM O PRÉVIO CONSENTIMENTO DO CÔNJUGE E DEMAIS HERDEIROS.

  4. Ezequiel Barros says:

    Preciso do modelo de testamento publico 2016, por favor. Meu email: Ezequielbarros96@hotmail.com

  5. Eliana Vieira de Souza says:

    Como funciona se momento da minha morte não houver nenhum herdeiro (ascendente, descendente e cônjuge), eu posso referenciar essa hipótese no testamento? de o que fazer com os 50% que seriam deles?

  6. Maicon Antonio Paim says:

    Como fica o testamento no caso de haver apenas um imóvel para herança e dois filhos? É possível deixar um dos filhos com 75% do imóvel e outro com 25%?

Deixe um Comentário: