Testamentos – Como fazer

Criar um testamento é uma opção muito prática para evitar futuras brigas de família, e se engana quem pensa que esta é uma alternativa apenas para quem possui um farto patrimônio.

Qualquer um pode fazer um testamento, independente do seu tamanho de patrimônio, não existe um limite de idade, e a pessoa precisa apenas estar lúcida e ter idade de no mínimo 16 nos.

O que poderá estar determinado no testamento.

Além de bens patrimoniais, em um testamento as pessoas poderão dispor de informações que forem consideradas importantes, reconhecendo os filhos, entre outras coisas, incluindo a forma coo devem ser quitadas as suas eventuais dívidas.

TestamentosAs dívidas por sua vez devem ser pagas conforme o patrimônio que é deixado pelo autor do testamento.

Com relação aos bens, se a pessoa que deixar testamento tiver herdeiros, é necessário que 50% de tudo seja disponibilizado para eles.

Os herdeiros são os descendentes, dentre eles filhos, netos, bisnetos e os ascendentes, bem como o cônjuge. Na falta destes, quem recorre a um testamento poderá dispor de bens como quiser, em contrapartida ao contrário do que acontece em vários países, no Brasil os animais de estimação não recebem estes benefícios.

Mas quanto custa para fazer uma abertura de testamento?

De forma geral, para fazer uma abertura de testamento a pessoa deverá arcar com custos de cartório, algo equivalente de mais ou menos R$ 1 mil reais.

O ideal para isto é antes de disponibilizar os bens e um testamento, a pessoa precisa consultar um bom advogado, evitando anulações e qualquer tipo de problema futuro. Caso os gastos aumentem um pouco, o testador também terá de pagar os honorários do profissional.

Os tipos de testamento

Com relação aos tipos de testamento, quem tiver interesse em organizar a partilha dos bens poderá escolher um testamento público, cerrado e o particular.

Os dois primeiros necessitam ser registrados em cartório com a presença das testemunhas, a diferença entre eles é o conhecimento dos conteúdos, o que é permitido no público e mantido em segredo no testamento cerrado.

Para o testamento particular não precisa de registros em cartórios, basta apenas a presença de testemunhas.

Veja logo abaixo alguns modelos de testamento que você pode utilizar.

Modelo 1

Modelo 2

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


44 Comentários

  1. AILA MARIA HOLANDA DA SILVA says:

    PRECISO MODELO TESTAMENTO PARTICULAR 2015

  2. Helioniton Ferreira says:

    O que pretendo realmente é de um MODELO DE TESTAMENTO-COM USO FRUTO DO TESTADOR.
    PARA DIRECIONAR MEUS BENS -ESPECIFICANDO CADA UM PARA CADA FILHO E ESPOSA (NO CASO DE MEU FALECIMENTO).
    ferreirah8@Gmail. Com

  3. Helioniton Ferreira says:

    TUDO COM O PRÉVIO CONSENTIMENTO DO CÔNJUGE E DEMAIS HERDEIROS.

  4. Ezequiel Barros says:

    Preciso do modelo de testamento publico 2016, por favor. Meu email: Ezequielbarros96@hotmail.com

    • Monica Lima says:

      Olá Ezequiel!
      Recentemente precisei fazer um testamento particular e pelo que pude entender, ele não muda a cada ano, é um modelo “tipo padrão”. Enviei um modelo para o seu e-mail.

  5. Eliana Vieira de Souza says:

    Como funciona se momento da minha morte não houver nenhum herdeiro (ascendente, descendente e cônjuge), eu posso referenciar essa hipótese no testamento? de o que fazer com os 50% que seriam deles?

  6. Maicon Antonio Paim says:

    Como fica o testamento no caso de haver apenas um imóvel para herança e dois filhos? É possível deixar um dos filhos com 75% do imóvel e outro com 25%?

    • Eliana Moreno says:

      Como fica o testamento no caso de haver apenas um imóvel para herança e dois filhos? É possível deixar um dos filhos com 75% do imóvel e outro com 25%?

    • DANYHELLEN says:

      Devido haver um unico imovel para herança, você possui o como opção dispor de 50% da herança quando houver filhos, conjuge (herdeiros necessários)(é a regra) e você podera dispor livremente de outros 50%. Portanto pela logica, o senhor poderia deixar em testamento 50% da herança disponivel para um unico filho, enquanto que a outra metade ainda seria dividida entre ambos os filhos (mesmo um ja tendo ganhado algo)

  7. Jorge says:

    Preciso de modelo testamento particular

  8. ana almeida says:

    tanta informação e não se encontra uma coisa tão simples preciso de uma minuta para fazer um testamento e não se encontra, incrível

  9. Márcia de fatima says:

    Olá gostaria de modelo de testamento em vida 2017

  10. valeria says:

    as testemunhas pode ser da familia ou tem que ser pessoa de fora

  11. valeria says:

    quero fazer um testamento registrado em cartorio, quais sao as custas disso

  12. Keila says:

    Como eu devo fazer um testamento, famíliar deixando mais por uma pessoa herança.

  13. Preciso de um modelo de tratamento particular sem reserva da legítima 2017

  14. Vânia Inácio says:

    Preciso de modelo testamento particular 2017 em que possa atestar a minha vontade sobre quem será o Tutor da minha filha no caso da minha morte e da do meu companheiro?! Quero que fique com um familiar em específico e não que haja a possibilidade de luta pela tutela da minha filha por parte de avós paternos e maternos, que seria bem possível que acontecesse!

    vania_inacio31@hotmail.com

  15. ilario jose sachertt says:

    Gostaria de saber se tendo dois herdeiros ,podera ser percentuais diferentes de valor para cada um ?

  16. Maria Meire says:

    Ao fazer um testamento posso deixar os bens para quem eu assim determinar. Independente de ser herdeiro ou não??

  17. Antonio Albuquerque de Sousa says:

    Em dois casamentos tenho quaro filhos, dois de cada. todos maiores e auto suficiente.,posso deixar, por motivos óbvios, em nome de um herdeiro apenas ?

  18. WevertonCésarcosta says:

    Preciso de um modelo alguém pode me ajudar meu pai vai fazer para mim e minha irmã somos só nos dois de erdeiro ele acha ter assinado papel para uma sobrinha neta por isso queremos fazer um para garantir o que é nosso de direito

  19. Neuza says:

    Boa tarde!

    Gostaria do modelo de Testamento Público.

  20. Jamir Soares Falcão says:

    Muito boa essa orientação sobre testamentos. Obrigado!!!

  21. Janinha Alves says:

    Como posso descobrir se minha mãe de criação deixou um testamento a alguns anos atrás. Por que meu primo que era meu tutor também faleceu logo depois dela, eu era menor de idade quando aconteceu .Minha tia nunca me tirou do imóvel e também já faleceu já se passaram 30anos e não sei o que fafazer. (Sei que ela levou um documento com ela quando minha mãe faleceu e segundo pessoas que conhecia minha mãe ela teria feito um testamento. Me ajude por favor.

    • Monica Lima says:

      Olá Janinha!

      Se ela fez um Testamento Particular, ele ficou com alguém de confiança dela. Caso tenho feito um público ficou no cartório. Sugiro que vá até o Cartório de sua região e se informe.

  22. jhonata de oliveira silva says:

    Boa tarde mônica estou precisando de ajuda, Meu avô quer fazer um testamento porem os filhos não sabem, meu avô tem 2 filhos que moram em dois diferentes imoveis dele, porem os imoveis não são deles, e como os imoveis tem valores diferentes, o meu avô quer que os bens sejam divididos entre os sete filhos, os bens não podem ser listados porque alguns estão ate a venda, os bens se tornarão incertos com o passar do tempo, meu avô é casado com a mãe de todos os seus filhos, me ajude a montar esse modelo de testamento?

  23. Áurea says:

    preciso de um modelo de testamento onde eu e meu companheiro vamos deixar para meus filhos, pois ele reconhece que quando nos conhecemos eu era viúva e já possuía imóveis, mas vamos ficar com uso e fruto para nós dois é possível?

Deixe um Comentário: