Trabalhos sobre o Descobrimento do Brasil

O descobrimento do Brasil é um período histórico que narra a chegada dos primeiros portugueses no local que viria a se tornar o nosso país. Confira abaixo um resumo dos principais eventos que levaram a descoberta da região.

Contexto

Nos séculos XV e XVI as maiores potências mundiais estavam na Europa. Como início das grandes navegações, quando os europeus passaram a sair da região para desbravar o continente americano, os dois países que acabaram dominando a saída para o mar era Europa e Portugal, basicamente devido a sua posição estratégica no mapa. Mas a descoberta do continente americano se deu devido a um desvio de rota enquanto os portugueses procuravam por um novo caminho para as Índias.

Trabalho sobre o Descobrimento do Brasil

Primeiros portugueses

Os primeiros portugueses chegaram ao Brasil no dia 22 de abril do ano de 1500. Neste dia, as caravelas que estavam sendo comandadas por Pedro Álvares Cabral avistaram terras quando se aproximaram do litoral da Bahia. O primeiro monte avistado ganhou o nome de Monta Pascoal.

Já no dia 24 de abril os portugueses conseguiram desembarcar nestas novas terras, e aconteceu o primeiro contato dos europeus com os índios que viviam no local. Segundo os registros que forma feitos na época, este encontro foi pacífico, mas ao mesmo tempo causou um grande estranhamento devido ao choque cultural.

No dia 26 de abril, Cabral realizou a primeira missa em território nacional, comandada pelo Frei Henrique de Coimbra. Mas nesta época os portugueses ainda acharam se tratar de uma pequena ilha. Com isso, o primeiro nome que o Brasil ganhou foi Ilha de Vera Cruz.

Depois desta descoberta, de parte dos europeus, as caravelas de Cabral partiram rumo as índias, que era sua missão principal, já que existiam tratados comerciais que precisavam ser realizados entre os países do oriente com Portugal.

Até hoje o principal documento utilizado como fonte para narrar os acontecimentos do descobrimento do Brasil é a acerta de Pero Vaz de Caminha, que era o escrivão oficial da esquadra de Cabral. A carta foi endereçada a D. Manuel I, que na época era o Rei de Portugal.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

    
Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Deixe um Comentário: