Doação de Sangue – Requerimento e Autorização para Menor

Os bancos de sangue estão sempre com estoques baixos e necessitando de voluntários para dação. Para promover o aumentar do número e facilitar a doação, os governos fazem diversas campanhas que esclarecem a possibilidade de menores entre 16 e 17 anos doarem sangue e, a possibilidade de solicitar dispensa no trabalho, uma vez por ano, para doar sangue, garantida pela CLT. Todavia, é necessário redigir a autorização para menores e o requerimento de dispensa de trabalho, para os trabalhadores.

Aqui, você encontrará modelos de autorizações para doação dr sangue por menor e requerimento de dispensa de trabalho, prontos para fazer download, editar e imprimir.

Doação de Sangue por Menor – Autorização

A doação de sangue ser feita por qualquer pessoa com mais de 50kg e que tenha entre 16 e 60 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60. Entretanto, em casos de jovens entre 16 e 17 anos, a doação de sangue pode ocorrer perante o consentimento, formal por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar.

Aqui, listamos alguns modelos desse tipo de documento:


Autorização para doação de sangue de candidato menor

Consentimento Informado para Doação de menores de 18 anos

Requerimento de Dispensa para Doação de Sangue

De acordo ao inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) todos os trabalhadores , incluindo servidores públicos e militares, tem direito a “um dia de folga a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”.

Apesar de não haver lei específica que obrigue ao funcionário avisar com antecedência, algumas empresas possuem regulamento interno que em casos de doação voluntária de sangue, o trabalhador deve comunicar previamente a empresa, sob pena de não ter a falta abonada. Para evitar problemas, basta o trabalhador solicitar o dia de dispensa via requerimento.

Aqui, seguem alguns modelos prontos para baixar, editar e imprimir:

Modelo de Requerimento para dispensa de Trabalho para Doação de Sangue

    

Deixe um Comentário: