Autorização para doação de sangue de candidato menor

A doação de sangue é um sinal de amor e respeito ao próximo. Apesar de ser fundamental para salvar vidas, algumas pessoas não são autorizadas a faze-lo pelo risco que pode trazer ao seu bem estar. É por esse motivo que somente quem tem entre 16 e 69 anos pode doar. No entanto, quem tem entre 16 e 18 anos, além de apresentar toda a documentação necessária para tal ato ainda deve apresentar a autorização para doação de sangue de candidato menor.

Essa é uma determinação válida em todos os bancos de sangue do país que deve ser seguida para uma maior segura do próprio doador. Nesse documento, os pais ou responsável pelo menor constam que estão cientes da sua atitude e que o autorizam a fazer tal ato.

O que é essa autorização para doação de sangue

A autorização para doação de sangue de candidato menor é um documento que deve ser apresentado pelo mesmo quando for a um banco de sangue com o intuito de fazer sua doação. Nesse documento é de fundamental importância que contenha a assinatura dos pais ou responsável legal, nome do menor que fará a doação bem como o número do seu documento de identidade e data de nascimento.

A assinatura dos pais ou responsável ainda deve estar acompanhada do número do RG e o órgão que o expediu. Outro ponto importante é que tenha o telefone de contato do responsável para o caso de ser necessário contata-lo posteriormente.

Qual a sua finalidade

Essa autorização tem por finalidade permitir que um menor de idade que queira doar seu sangue possa faze-lo. Afinal, seus pais ou responsável já o autorizaram e assinaram esse documento que é exigido de acordo com a legislação brasileira. Sem essa autorização o menor de idade não consegue fazer sua doação.

Quem pode utilizar

A autorização para doação de sangue de candidato menor é de uso dos bancos de sangue. No entanto, deve conter a assinatura dos pais ou responsável pelo menor que deseja fazer sua doação. Assim, no link a seguir está disponível um modelo desse tipo de documento.

Autorização para doação de sangue de candidato menor

    


Deixe um Comentário: