Cartas de Cobrança, Agradecimento, Boas Vindas

As cartas são um tipo de texto que as pessoas podem utilizar para se corresponder. No entanto, na era da internet, com os aplicativos de mensagens e redes sociais, esse hábito vem sendo deixado de lado.

Mas, algumas pessoas ainda utilizam a carta como meio de comunicação e a linguagem utilizada nesse documento pode variar de acordo com o nível de intimidade existente entre a pessoa que a envia e o seu destinatário e o assunto abordado.

Neste artigo, listamos alguns modelos de cartas que podem ser utilizados em qualquer momento, inclusive em momentos bem específicos como agradecimentos ou boas vindas para um novo cliente.

Modelos de Cartas

As cartas são um meio de comunicação eficiente e conservador. Apesar desse tipo de instrumento de comunicação ter caído em desuso por pessoa física, é bastante usada por pessoa jurídica, principalmente para fazer cobranças.

Entretanto, se você quer enviar uma carta e ainda não sabe como redigi-la, disponibilizamos um modelo no link a seguir.

Modelos de cartas

Comunicado

Os comunicados são um meio de comunicação utilizados, normalmente, por empresas de proteção ao crédito, para informar a cidadão sobre uma cobrança que está sendo reclamada em sue nome.

Nesse instrumento, costumam constar todas as informações sobre a cobrança e os meios de contato para regularizar a situação.

Modelo de Carta de Comunicado

Carta de Agradecimento

Em tempos de internet, receber uma carta é uma raridade, considerado um ato de amor. Se você está a procura de algum modelo pronto de carta que possa te ajudar a redigir uma carta de agradecimento para seu amigo, clique no link abaixo:

Modelo de carta de agradecimento ao amigo

Carta de Agradecimento por Eleição

Esse tipo de comento é normalmente, emitido por entidades, associações e até mesmo no meio político com a finalidade de agradecer pelo voto e a confiança, além de fortalecer os laços entre eleitores e candidatos, independente dos resultados das eleições.

No link abaixo, disponibilizamos um modelo desse tipo de instrumento:

Modelo de Carta de Agradecimento por Eleição

Carta de Boas Vindas

As empresas, seja ela de produtos ou serviços, ao conquistar um novo cliente, utiliza de todas as ferramentas para mantê-lo fiel. Uma delas é a carta de boas vindas, um instrumento onde a empresa agradece a confiança, se colocando a disposição, na tentativa de estreitar os laços.

O objetivo dessa carta é justamente quebrar essa frieza inicial, criar um vínculo entre o empreendimento e o cliente para que torne esse momento mais agradável e o cative. Segue modelo:

Modelo de carta de boas vindas ao novo cliente


Carta de Cobrança Amistosa

Esse modelo de comunicação pode ser usado por síndicos, bancos, empresas particulares e até mesmo pessoas que tenham direito sobre algo. Essa forma de primeiro contato, deve ser feita de forma cordial e mostrando a situação de forma clara e precisa. Caso a situação não seja resolvida, deverá ser utilizada outras vias de cobrança.

Segue modelo:

Modelo de carta de cobrança amistosa

Carta de Cobrança

As cartas de cobrança são documentos nos quais devem constar os dados do devedor e do credor, assim como o valor cobrado, meios de comunicação para quitação e pagamento, prazo e penalidades que serão adotadas caso a situação não seja resolvida.

Separamos alguns exemplos desse tipo de carta:

Modelo de carta de cobrança 1

Modelo de carta de cobrança 2

Modelo de carta de cobrança 3

Modelo de carta de cobrança 4

Carta de Cobrança de Prestação

No modelo de carta de cobrança, é importante que tenhamos alguns dados e identificações, entre eles podemos citar informações como por exemplo:

  • A localização da empresa e data de emissão do documento.
  • O direcionamento da carta para os clientes, bem como o informe de falta de pagamento do mesmo.
  • O ato de deixar claro que a carta de cobrança será automática.
  • Se despedir de maneira formal na carta de cobrança do cliente.
  • Finalizar com o nome da empresa e agradecer a atenção ao cliente.

Abaixo, disponibilizamos um modelo de cartas de cobrança que você poderá utilizar para seus clientes que estiverem com prestações em atraso.

Carta de Cobrança de Prestação em Atraso

Aviso ao Fiador sobre Atraso no Aluguel

O fiador, assim como o locatário, é responsável legalmente pelos pagamentos do aluguel e demais taxas previstas em contrato. Quando o inquilino não cumpre com o acordo, o fiador pode ser cobrado extrajudicialmente, através de uma carta de aviso sobre atraso de pagamento de aluguel.

Segue modelo de aviso:

Carta de Aviso ao Fiador sobre Atraso no Aluguel

Carta de Solicitação de Doação

A carta de solicitação de doação é um documento que tem o objetivo de formalizar um pedido de doação.  Nela, constam informações referentes a que se destina o valor ou item doado, dados da instituição que irá receber a doação, dentre outras.

Para te ajudar, segue um modelo desse tipo de instrumento:

Carta de solicitação de doação

    

Deixe um Comentário: