Como fazer um recibo de aluguel oficial?

Inúmeras pessoas não possuem casa própria e vivem em imóveis alugados. Mas também existem casos que o cidadão não possui carro próprio e decide alugar um. Independentemente de qual seja, é importante que sempre que houver o pagamento do valor acertado o proprietário do bem entregue um recibo de aluguel.

O recibo é um documento de fundamental importância que deve ser emitido em duas cópias para que uma delas fique com o locatário e a outra com o proprietário do bem. Isso deve ser feito todas as vezes que houver o pagamento do aluguel ou até quando ele é feito de forma parcial.

O que é um recibo de aluguel

O recibo de aluguel é um documento utilizado para comprovar que o locatário efetuou o pagamento dos valores devidos ao locador. É por isso que ele é tão importante, pois trata-se de uma prova documental que pode evitar que aconteça algum litigio no futuro. Mas ele também pode ser muito útil quando as contas forem feitas, pois possibilita que seja feito o controle dos gastos e despesas.

É preciso que no alto da folha esteja bem visível o nome Recibo de Aluguel. Deve ser colocado a data ao qual o pagamento daquele aluguel se refere e é necessário que isso esteja bem claro. Outro ponto importante que também deve ser colocado é o nome de quem está efetuando o pagamento, o endereço da propriedade (se for uma casa) ou a placa do veículo bem como a cidade, estado e CEP.

A quantia que foi paga deve ser colocada, até se tiver centavos. Também é preciso colocar o nome de quem está recebendo o dinheiro e qual o título que possui se é proprietário, locatário, colega de quarto entre outros. Outro ponto importante é especificar se o pagamento foi realizado através de cheque, cartão ou dinheiro. Se foi em cheque o número do mesmo deve ser colocado no recibo.

Qual a finalidade desse tipo de recibo

Esse recibo tem por objetivo comprovar que o locatário de determinado bem móvel ou não efetuou o pagamento correspondente ao aluguel que foi acordado entre as partes.

Quem pode usa-lo

O recibo de aluguel é utilizado pelo dono do bem que foi alugado. Sendo assim, no link a seguir está disponível um modelo do mesmo.

Modelo de recibo de aluguel

    


Deixe um Comentário: