Como fazer uma declaração de idoneidade

De acordo com a sociedade, para que uma pessoa seja respeitável, seguidora dos bons costumes e séria é preciso seguir um conjunto de qualidades. Se todas essa características são respeitadas diz-se que ela é honesta e digna de ser admirada, ela é uma pessoa honrada naquele ambiente que se encontra inserida socialmente.

No Brasil, existe um documento que se refere da idoneidade moral, civil ou financeira que é a declaração de idoneidade. É comum que grandes empresas solicitem essa declaração quando estão fazendo um processo de seleção de candidatos para ocupar uma vaga de emprego em suas dependências. Apesar de se declarar algo sobre certa pessoa quem assina esse documento não é o próprio sujeito e sim duas pessoas competentes e de confiança que confirmem o que consta sobre a idoneidade do mesmo.

O que é essa declaração de idoneidade

A declaração de idoneidade é um documento que é utilizado a fim de garantir que certa pessoa é idônea, ou seja, que ela é honesta, digna, confiável. Esse documento é bastante utilizado quando alguém vai assumir um cargo ou função pública de renome como é o caso do magistrado, advogado e promotor, por exemplo. Mas ele também pode ser solicitado num processo de adoção, pois a idoneidade dos candidatos é avaliada de forma bem rigorosa.

É importante que seja citado que a pessoa em questão não possui antecedentes criminais, pois isso pode até inviabilizar os processos por completo. Com relação à vida profissional, é preciso que não tenha sofrido qualquer penalidade de ordem administrativa. Tudo o que estiver contido nesse documento deve ser possível fazer sua comprovação seja através de documentos ou atestados.

Qual a sua finalidade

O objetivo desse tipo de declaração é atestar que certa pessoa age de acordo com as regras que a sociedade estipula como de uma pessoa íntegra e honesta, mas ao invés do próprio interessado assina-la quem faz isso são duas pessoas que ele confia e que podem confirmar o que está escrito no documento.

Quem pode utiliza-la

A declaração de idoneidade é um documento que pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja certificar que age de acordo com os bons costumes. Sendo assim, no link a seguir está disponível um modelo desse documento.

Modelo Para Fazer uma Declaração de Idoneidade

    


Deixe um Comentário: