Como preencher uma nota promissória

A nota promissória trata-se de um título cambiário que é utilizado por alguém que se responsabiliza por efetuar o pagamento de certo valor a outra pessoa na data específica. É o que comumente é denominado como promessa de pagamento realizada no modo documental.

É de fundamental importância preenche-la corretamente para que seja obtida a garantia de que o pagamento será realizado. Esse pagamento tanto pode ser feito a vista como a prazo e o credor é o responsável pelo seu preenchimento que deve conter a assinatura de quem está se comprometendo a pagar a dívida.

O que é uma nota promissória

A nota promissória é um documento que serve como garantia de pagamento e também de segurança nas transações comerciais. Assim, caso aconteça do pagamento da nota não ser efetuado o devedor pode acabar respondendo a uma sentença judicial. Esse tipo de garantia tem sido bastante utilizada pelas pessoas, afinal, esse é um documento que é válido judicialmente.

Essa nota é a representatividade de que uma promessa foi feita, um acordo para que fosse feito certo pagamento que contem a assinatura e a data que foi assinado bem como a data para que a dívida seja paga. No entanto, para que ela tenha valor legal é preciso que o credor a preencha corretamente.

Qual a sua finalidade

A nota promissória tem por objetivo dar uma segurança ao credor, afinal é com ela que ele pode acionar a justiça caso o devedor não realize o pagamento no prazo estipulado. Identifica-la é muito simples, pois em seu título está escrito Nota Promissória. Logo após o título deve ser estipulado a forma com que a dívida será paga como, por exemplo, “Efetuarei o pagamento da dívida através de apenas uma nota promissória cujo é de …”.

A data para que o pagamento seja efetuado também deve ser colocada assim como o local do pagamento e endereço do cliente responsável por quitar a dívida. Também é preciso que contenha o nome completo tanto do credor quanto do comprador. A nota deve ser preenchida com todos os dados do devedor como seu nome completo, CPF, RG, telefone, endereço de onde trabalha entre outros, pois assim será bem mais fácil conseguir localiza-lo caso a dívida não seja paga. A data que a nota foi expedida também deve ser preenchida e ao fim tem de ter a assinatura do devedor.

Quem pode utiliza-la

A nota promissória normalmente é utilizada pelos comerciantes que ainda a utilizam como forma de pagamento. Diante disso, no link a seguir está disponível um modelo da mesma.

Modelo para Preencher uma Nota Promissória

    


Deixe um Comentário: