Modelo de declaração para viajar com animais

Antes de viajar com seu cão ou gato é necessário fazer um checklist do que você precisará para que sua viagem seja tranquila e agradável.

Além dos brinquedos favoritos, caixa de transporte, medicação, suplementos e outros apetrechos, é de extrema importância levar consigo Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). Este é emitido a partir de uma solicitação feita junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mediante apresentação do atestado de saúde realizado por um veterinário credenciado.

Nesse artigo, separamos alguns modelos desse tipo de documento para que você possa baixar, editar e imprimir.

 

modelo de declaração para viajar com animais

Como Conseguir Autorização para Viajar com seu Pet

A autorização de viagem é dada através do Certificado Zoossanitário Internacional.

O CZI é emitido pelo sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele leva cerca de 3o dias, após a solicitação, para ficar pronto.

Documentos para Viagens Aéreas com Pet:

Ainda que cada companhia aérea tenha diferentes regras e, portanto, documentos necessários diferentes, alguns documentos são normalmente pedidos nesses casos. Por exemplo:


  • Certificado de vacinação antirrábica para todos os animais com mais de 3 meses. A vacina deve ter sido feita a mais de 30 dias e a menos de 1 ano no dia do embarque;
  • Em viagens internacionais, é necessário fazer o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). Você pode consultar a validade exigida do documento junto ao Ministério da Agricultura, já que ela varia de acordo co m o país;
  • Atestado de saúde emitido pelo veterinário, comprovando a saúde do animal de assistência e o atendimento às medidas sanitárias necessárias. Esse atestado vale por 10 dias após sua emissão;
  • Formulário MEDIF preenchido. Esse formulário, que está disponível para download no site das companhias aéreas, é exigido de passageiros com necessidades especiais, e é onde você vai explicar porque precisa do acompanhamento de um animal de assistência emocional;
  • Cartão de identificação do ESAN (Emotion Support Animal) do seu bichinho, caso ele tenha;
  • Plaqueta de identificação para o cão usar no voo, com nome do cliente e do cão, CNPJ ou CPF do instrutor, nome do centro de treinamento, foto do cão e do dono e outras informações que a companhia aérea possa achar pertinentes.

Modelos de Atestado para Trânsito de Animais

Logo abaixo você irá visualizar dois modelo diferenciados de declaração para viajar com animais tanto para ao Brasil como para o exterior.

Esses modelos poderão ser alterados conforme a sua necessidade e realidade, bem como seu bichinho de estimação.

Modelo de Atestado para Trânsito Nacional de Cães e Gatos

Modelo de Declaração para Viajar com Animais

Modelo de Atestado Sanitário para Emissão de GTA de Animais Aquáticos

    

Deixe um Comentário: