Modelo de duplicata de vendas mercantil


Apesar de o nome “duplicata mercantil” poder sugerir que é um documento duplo ou alguma forma de cópia, ele é apenas uma comprovação de que alguma venda foi realizada. Apesar de essa documentação não substituir nenhum contrato, ela pode ajudar até em cobranças.

Esse documento precisa mostrar a discriminação de quem é que vendeu, além de ter dados básicos, incluindo-se o CNPJ (se quem vendeu foi uma companhia) e o número do CPF e também do RG considerando que seja uma pessoa física. Se foi um imóvel a coisa vendida, então o seu endereço todo vai ser escrito, além das características de qualquer outra coisa que seja o objeto dessa venda.

A localidade em que essa venda ocorreu tem de ser mencionada e o documento vai ter de ser registrado em algum cartório. Aliás, a validade de uma duplicata de vendas mercantil só existe quando todos os envolvidos assinaram-na.

Outra informação que essa duplicata deve ter é o valor dessa venda, bem como as possíveis condições que foram acertadas: todas as entradas que possam ter sido fornecidas, as quantidades de parcelas e até o pagamento à vista precisam ser especificados.

Contextos para que essa duplicata de vendas seja solicitada

Eventualmente, alguns cidadãos necessita provar que adquiriu algum carro, ações, algum imóvel ou o que seja. Essa duplicata funciona como um dos possíveis comprovantes a se mostrar, sendo solicitado em casos de eventuais processos. Para fins de imposto ou mesmo de outras questões tributárias, esse tipo de documento também poderá ter utilidade.

Como fazer

A duplicata de vendas mercantil precisa ser preparada com muitos detalhes e é essencial que a revisão de todos os RGs e outros dados seja realizada. Muitos documentos podem ser feitos de próprio punho, mas a duplicata é formal demais e é por isso que ela tem de ser feita no computador.

Os advogados são os mais recomendados para que se crie uma duplicata, apesar de os envolvidos nas vendas poderem fazê-la, recordando sempre de não haver erros de Português. Vê-se um modelo.

Modelo de Duplicata de Vendas Mercantil

    

Deixe um Comentário: