Modelo de ação indenizatória – nome mantido no spc e serasa após a quitação da dívida

No Brasil, quando um consumidor compra qualquer produto ou serviço e não o paga dentro do prazo de vencimento, o estabelecimento tem o direito de informar a inadimplência do mesmo ao SPC e SERASA. Assim, quando aquele cliente for tentar adquirir outro produto ou serviço em outro local, os demais estabelecimentos podem fazer uma consulta online e ser informado da conduta que aquele cidadão teve em outro lugar.

No entanto, quando a dívida é paga o nome daquele consumidor deve ser retirado da lista de inadimplentes em no máximo 5 dias uteis. Quando isso não acontece ele tem todo o direito de entrar com uma ação indenizatória – nome mantido no SPC e SERASA após a quitação da divida.

O que é essa ação indenizatória

Quando alguém deseja ser ressarcido, reparado ou indenizado por atos que outras pessoas tenham cometido ela pode entrar na justiça e entrar com uma ação indenizatória. Nos casos que o consumidor tem o seu nome mantido na lista de inadimplentes do SPC e SERASA mesmo após tendo realizado o pagamento da dívida ele pode entrar com esse tipo de ação, mais especificamente, com a ação indenizatória – nome mantido no SPC e SERASA após a quitação da divida.

Quando o consumidor adquire um produto ou serviço ele para realizar o pagamento após a aquisição do mesmo ele recebe um prazo para quitar a dívida. Nos casos que isso não acontece, o estabelecimento pode solicitar que o nome daquele cliente seja colocado na lista do SPC e SERASA. No entanto, se o consumidor realizar o pagamento o prazo legal para que seu nome seja retirado dessa lista é 5 dias uteis. Caso isso não seja respeitado ele pode entrar com uma ação indenizatória.

Qual a sua finalidade

O objetivo desse tipo de ação é o movedor da ação ser ressarcido financeiramente do descumprimento e transtorno que ele sofreu ao ter seu nome na lista mesmo após ter realizado o pagamento da dívida.

Quem pode utiliza-lo

A ação indenizatória – nome mantido no SPC e SERASA após a quitação da dívida é um documento que pode ser usado pelo advogado do consumidor que se sente prejudicado por tal atitude. Assim, no link a seguir está disponível um modelo desse tipo de documento.

Modelo de ação indenizatória – nome mantido no spc e serasa após a quitação da dívida

    


Deixe um Comentário: