Modelo de acordo entre sócios quotistas

Os sócios quotistas são pessoas que cooperaram com o capital inicial de uma companhia e que recebem uma quantidade do lucro. Contudo, esses indivíduos não apresentam poder de decisão, apesar de poderem negociar entre si e também com os sócios administradores.

Esses acordos dos sócios quotistas são relacionados a quanto de participação eles receberão. No entanto, outras situações também podem fazer com que esses sócios tenham de possuir um acordo, lembrando que esse acordo entre sócios quotistas será registrado no cartório obrigatoriamente.

Também é melhor que um advogado assuma esse acordo, inserindo nele as informações sobre a empresa e sobre os sócios, como o CNPJ da primeira e o CPF dos últimos. O ramo profissional dessa corporação será colocado obrigatoriamente, precisando-se escrever ainda o endereço.

Para os acordos que são referentes à participação, coloca-se a porcentagem e como a empresa vai repassá-las a esses sócios quotistas. Explicita-se também quando essas participações podem ter reajustes e em quais condições esses sócios não as receberão.

Para os contratos que não são a respeito de participação, mas sim de outros acertos, não é essencial que se escreva a porcentagem ou que se apresentem detalhes.

Modo de esse acordo entre os sócios quotistas ser feito

É preciso que, mesmo usando-se a linguagem jurídica, exista muita clareza. Para os acordos em papel, ele tem de ser branco ou então creme, sem qualquer rasura e com Arial 12. É preciso que ele seja feito somente em letras pretas e os advogados, claro, podem recorrer ao negrito para que alguma cláusula seja destacada e ao itálico também.

Os acordos entre sócios quotistas também podem ser virtuais, mas eles ainda terão de ser reconhecidos pelo cartório. Um modo que muitas empresas usam é fazê-lo em papel e, depois que ele foi registrado, scaneá-lo para que ele também esteja no seu sistema.

É bom dizer que todos os quotistas precisarão da sua cópia, assim como os sócios administradores. Recomenda-se que o advogado também possua uma cópia e que outra fique na companhia. Um modelo está a seguir.

Modelo de Acordo entre Sócios Quotistas

    


Deixe um Comentário: