Modelo de atestado de boa conduta

Para que uma pessoa seja considerada respeitável, séria e com bons costumes é preciso ter idoneidade moral, ou seja, atender a um conjunto de qualidades que a sociedade designa. Se alguém possui essa idoneidade ela é considerada digna de admiração e honesta, honrada no ambiente ao qual está inserida socialmente.

No Brasil, existe um documento chamado e atestado de boa conduta que pode se referir a idoneidade financeira, moral ou civil de um individuo. Caso o mesmo esteja configurado como uma pessoa inadimplente não pode apresentar esse atestado quando se refere a sua idoneidade financeira, por exemplo.

O que é esse atestado de boa conduta

O atestado de boa conduta trata-se de um documento que é emitido em favor de certa pessoa. Nele, alguém declara que fulano de tal é uma pessoa de caráter que possui princípios e que nunca cometeu um ato que fosse de encontro com o que a sociedade considera aceitável e dentro da moralidade, ou seja, a conduta adotada por ela é irrepreensível.

Esse tipo de documento pode ser necessário em processos de seleção de candidato para o preenchimento de uma vaga de trabalho. Cargos que exigem pessoas confiáveis, que nunca tenham se envolvido com algo errado são os que necessitam desse tipo de atestado.

Qual a sua finalidade

O atestado de boa conduta é um documento que é produzido com o intuito de atestar, informar que certa pessoa é conhecida e que possui uma conduta irrepreensível de acordo com o é constado. Existem situações específicas que necessitam do seu uso quando, por exemplo, alguém deseja adotar uma criança, pois é preciso provar que o mesmo possui capacidade mental e física para cuidar de um menor.

Como se trata de uma pessoa atestando sobre outra, a pessoa que é citada como idônea no documento não necessita assina-lo, apenas quem está atestando o que é dito ali a fim de confirmar o atestado.

Quem pode usar esse atestado

O atestado de boa conduta pode ser usado por pessoas que pretendem adotar uma criança e que vão se candidatar a certa vaga de emprego, por exemplo. Ou seja, quem necessita comprovar que sua conduta é idônea pode usa-lo. Nos links a seguir, disponibilizamos alguns modelos desse tipo de atestado.

Modelo de atestado de boa conduta

Modelo de atestado de boa conduta 1

Modelo de atestado de boa conduta 2

Modelo de atestado de boa conduta 3

    


Deixe um Comentário: