Modelo de avaliação de imóvel

Para que uma pessoa possa saber o quanto pode cobrar na hora de vender o seu imóvel, existem diversas ferramentas e técnicas disponíveis, sendo que o seu conjunto pode ser enquadrado na chamada Avaliação do Imóvel. Este tipo de procedimento tem como principal objetivo estipular um valor para uma propriedade imobiliária, levando em consideração uma grande quantidade de fatores.

Vale lembrar que a avaliação de imóvel não precisa ser feita apenas quando as pessoas desejam vender a sua casa, apartamento ou qualquer outro tipo de propriedade. Ela também permite com que sejam colocados os valores de um imóvel para a realização de outros tipos de movimentos, como é o caso da partilha de bens de uma determinada herança, ou então o financiamento hipotecário.

Modelo de Avaliação de Imóvel

Geralmente uma avaliação de imóvel não pode ser feita por qualquer pessoa, sendo que ela deve ser realizada por profissionais que tenham capacidade técnica para conseguir fazer esta leitura. Geralmente são profissionais do ramo da imobiliária que passam por determinados cursos de formação, tanto de nível técnico quanto também de nível superior. Existem diversos cursos específicos que formam avaliadores dentro da indústria imobiliária.

Existem diversos métodos e ferramentas que são utilizadas por estes profissionais para que eles consigam definir o valor dos imóveis, sendo que todos eles estão diretamente relacionados com a sua capacidade de enxergar detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas normais.

As avaliações geralmente são feitas sem visitas presenciais ao local, onde os avaliadores acabam fazendo uma inspeção completa de todos os detalhes da casa, especialmente os que estão relacionados a estrutura, tamanho, etc. Além disso, uma outra informação que acaba sendo fundamental para este tipo de avaliação acaba sendo o local onde está o imóvel, uma vez que os bairros e duas particularidades acabam sendo fundamentais para entender quanto o mercado pagaria por um imóvel.

O próprio mercado, de um modo geral, também acaba interferindo nos preços, uma vez que ele pode fazer com que determinadas casas se valorizem ou percam o seu valor de acordo com o período. Confira alguns modelos de avaliação de imóvel disponíveis.

Modelo 1

Modelo 2

    


Deixe um Comentário: