Modelo de carta de comunicado

A carta é um meio de comunicação que já foi muito utilizado no passado, antes da tecnologia evoluir e dar lugar a internet e a tantos aparelhos que são usados atualmente. No caso da carta de comunicado ela pode ser utilizada tanto por uma pessoa jurídica quanto física e ainda tem a segurança de confirmar o recebimento quando é enviada pelos Correios.

Esse tipo de carta é muito utilizado quando um cidadão está com uma dívida pendente e o credor entra em contato com o SPC Serasa para que haja a negativação do nome daquela pessoa em seu cadastro. Quando isso acontece o Serasa enviar uma carta comunicando da intenção do credor, o valor da dívida e todos os dados referentes a mesma. Também informa que se a dívida não for paga o nome do devedor fará parte do cadastro do SPC.

O exemplo citado acima é um dos mais conhecidos e usados, mas esse tipo de comunicação pode ser usado em outras ocasiões, por exemplo, uma empresa que deseja comunicar ao seu funcionário que o mesmo será promovido.

O que é uma carta de comunicado

A carta de comunicado é um meio de comunicação que é muito comum. Ela serve para informar alguém sobre algo importante que é do seu interesse como uma promoção ou que seu nome fará parte da lista de inadimplentes do Serasa.

Nesse tipo de carta deve conter logo no início o nome de quem a está enviando, se for uma pessoa jurídica o nome da empresa e no caso de ser uma pessoa física seu nome completo. Também é preciso conter o CNPJ ou CPF do mesmo além do endereço, CEP e a cidade e o estado.

O corpo do texto deve ter a especificação do porque que aquela correspondência está sendo enviada ao destinatário. Caso seja a cobrança de uma dívida deve conter o valor do débito a ser quitado, a data de seu vencimento e o número da nota fiscal. Em seguida é dado um prazo para que o destinatário compareça para que a situação seja regularizada. Por fim, deve ter a localidade além do dia mês e ano de sua emissão acompanhada do nome da empresa que deve ser assinado e o nome do gerente ou diretor.

Qual a sua finalidade

Seu objetivo é informar ao destinatário sobre algo de fundamental importância para o mesmo como pagar uma dívida que se venceu, por exemplo.

Quem pode utiliza-la

A carta de comunicado pode ser usada tanto por uma pessoa jurídica quanto física, pois seu objetivo é informar algo muito importante para o destinatário. Diante disso, no link a seguir estamos disponibilizando um modelo desse tipo de correspondência para quem tiver interesse.

Modelo de Carta de Comunicado

    


Deixe um Comentário: