Modelo de Circular

Ao escrever qualquer coisa em ambiente de trabalho, não é necessário que se demonstre uma erudição e cultura de forma gramatical. É importante apenas que estejamos atentos as funções básicas de uma redação, entre elas a concisão, e a coerência de ideias, bem como o ato de tornar os conteúdos de textos comuns, precisos, objetivos e sempre que houver a necessidade ser algo convincente.

A escrita precisa sempre estar clara para que a mensagem possa ser totalmente decodificada por seus receptores, além disto são muitos os tipos de redação empresarial. E hoje falaremos sobre a circular e como ela funciona.

Para que serve o modelo?

Modelo de CircularAs circulares nada mais são do que uma correspondência determinada onde alguém se dirige a diversas pessoas, bem como órgãos ou departamentos com um objetivo de transmitir todas as informações pertinentes a sua organização, delimitando a partir disto, todos os comportamentos e ainda homogeneizando as devidas condutas. Como este é um texto que é escrito de forma multidirecional, a circular não deverá contar jamais com destinatário.

Quem pode usar o modelo?

A carta é destinada para funcionários de um determinado setor, totalmente remetida pelo chefe de repartição ou departamento. Ela possui como objetivo transmitir todas as normas, as ordens, os avisos, e pedidos de um grupo de pessoas. A circular ainda deverá ter nome, pois indica a função de divulgar todas as informações entre todos os destinatários de um setor por exemplo.

 

O que deve constar no modelo..

Pelo fato do documento ser uma comunicação oficial ele deverá contar com as seguintes informações:

O Timbre, ou seja, o logotipo do órgão, brasão, ou ainda o símbolo da empresa e do departamento se este existir.

O título e número do documento.

A data, sem a localidade e o nome da cidade.

A Ementa, onde temos a síntese do assunto que deverá ser abordado no texto.

O vocativo ou ainda a invocação com pronomes de tratamento adequados.

Os textos que deverão ser bastante claros e explicativos.

Uma despedida breve ao final do documento.

E então uma assinatura, esta não devera´ter linha e sobre o nome digitado com o cargo e quem estiver assinando.

Confira um modelo:

Modelo de Circular

    


Deixe um Comentário: