Modelo de contrato de locação de área para pastagem

O contrato de locação de área para pastagem é um instrumento legal que é utilizado para registrar que certo proprietário de terras optou por aluga-la, em sua totalidade ou parcialmente, para outra pessoa que deseja que seus animais fiquem na pastagem.

Uma área que serve como pastagem possui pastos naturais, plantados ou melhorados voltada a alimentar animais que podem ser de grande e médio porte. Quando o proprietário rural opta por ceder essa área para uma terceira pessoa precisa ter certas garantias como o quanto que será pago todos os meses, por quanto tempo ele vai permanecer ali bem como as penalidades que serão aplicadas no caso do pagamento ter algum atraso. Além disso, há o esclarecimento das limitações de uso daquela área além de todos os direitos e deveres que cada parte possui referente a essa modalidade de negócio.

O que é esse contrato de locação

O contrato de locação de área para pastagem é um documento que é bastante utilizado na zona rural, pois é nessa região que se costuma alugar áreas para que uma pessoa que possui animais, mas que precisa de pasto para os mesmos, possa alimenta-los mediante pagamento de certa quantia ao proprietário da área.

Não é incomum uma pessoa que possui animais na zona rural acabar precisando de mais uma área que sirva de pasto para eles. Quando um animal é de médio ou grande porte precisa se alimentar com frequência para que seu peso seja mantido e quando chegar a hora de vendê-lo ou abate-lo, por exemplo, o preço seja o melhor possível.

Qual a sua finalidade

Através desse instrumento fica determinado o prazo que a locação vai acontecer, quanto que será pago pelo aluguel, quais as penalidades aplicáveis caso haja atraso no pagamento entre outros pontos importantes. Isso quer dizer que o objetivo desse contrato é deixar tudo muito bem esclarecido aos interessados. Assim, evita-se dizer que não aconteceu tal ato por desconhecimento das regas.

Quem pode utilizar

O contrato de locação de área é comumente utilizado pelo proprietário das terras que serão alugadas. Com isso, está disponível um modelo desse documento no link a seguir.

Modelo de contrato de locação de área para pastagem

    


Deixe um Comentário: