Modelo de contrato irretratável

O contrato irretratável é um documento pelo qual um acordo é firmado e que não existe a possibilidade de ser desfeito, alterado ou suspenso, pois ele contem uma clausula de irretratabilidade. Essa é uma clausula de fundamental importância nos contratos, pois sem essa proteção qualquer tipo de contrato que fosse firmado e assinado poderia ser alterado ou até mesmo anulado.

Essa segurança é fundamental, afinal, não é admissível que um contrato seja firmado após uma negociação de dias e que por qualquer razão ele acabe sendo distratado por não ser definitivo em tese. A cláusula de irretratabilidade acaba oferecendo um tipo de blindagem que impede que esse tipo de situação acabe ocorrendo.

O que é contrato irretratável

O contrato irretratável se trata de um documento que não pode ser alterado, anulado ou suspenso após ter sido firmado e estar devidamente assinado pelos interessados. Nos contratos existem a clausula de irretratabilidade e irrevogabilidade que protegem os negócios firmados através dos contratos. Dessa forma, é oferecida toda a segurança que é necessária ao fechar um negócio.

Por exemplo, alguém que deseja comprar um imóvel, visita, faz toda a negociação com o proprietário e chegam a um acordo sobre o valor e forma de pagamento. Após essa primeira etapa o contrato é redigido e assinado de acordo com os termos que ambos haviam concordado anteriormente. No entanto, acontece algo e uma das partes decide que o contrato será suspenso. Isso acarretaria em danos tanto para um lado quanto para o outro.

É para evitar que esse tipo de situação aconteça que existe as clausulas de irretratabilidade e irrevogabilidade nos contratos. Em alguns casos, dependendo do que está sendo tratado, o próprio contrato pode ser algo irretratável.

Qual a sua finalidade

O objetivo desse tipo de contrato é fazer com que o que nele está firmado não seja alterado, suspenso ou até mesmo desfeito. Com isso, é oferecida toda a segurança necessária para que os negócios sejam feitos sem que haja prejuízo das partes posteriormente.

Quem pode utilizar

O contrato irretratável pode ser utilizado por quem deseja ter segurança ao fechar um negócio. Assim, no link a seguir está disponível um modelo desse tipo de documento.

Modelo de contrato irretratável

    


Deixe um Comentário: