Modelo de declaração de ausência de parentesco

Para que uma pessoa possa ingressar em determinadas empresas, ela precisa apresentar documentos pessoais e qualquer outro tipo de documentação que o estabelecimento estiver exigindo.

 

Muitas empresas, principalmente órgãos públicos, solicitam que os candidatos apresentem um documento que comprovem que eles não possuem nenhum grau de parentesco com os outros funcionários do estabelecimento. Isso acontece porque, em muitas empresas, é proibido que pessoas que possuam parentesco trabalhem no mesmo local.

 

O que é a declaração de ausência de parentesco?

A declaração de ausência de parentesco é um documento, onde a pessoa irá declarar formalmente que ela não possui nenhum grau de parentesco com quaisquer outros colaboradores de determinada empresa, seja ela privada ou algum órgão público. Esse documento deve ser emitido somente quando a empresa exigir para que você possa ocupar uma determinada posição.

A declaração deve conter os dados da pessoa que estiver emitindo o documento, as informações são: Nome Completo, Nacionalidade, Estado Civil, Profissão, Carteira de Identidade, CPF e Endereço. Além disso, ele deverá informar que ele não possui nenhum grau de parentesco consanguíneo ou até terceiro grau, com funcionários ou, até mesmo dirigentes, de determinado estabelecimento.

Qual a sua finalidade

A finalidade principal da declaração de ausência de parentesco é fazer com que o profissional comprove que ele não possui nenhum laço de sangue com outros funcionários de determinado estabelecimento. Esse documento pode ser exigido por qualquer empresa que tenha como regra não contratar pessoas que possuam qualquer tipo de parentesco, sanguíneo ou não.

Você pode fazer essa declaração sempre que estiver ingressando em uma empresa que solicite essa comprovação dos seus funcionários.

Quem pode utilizar

Os trabalhadores que estão ingressando em uma empresa seja ela privada ou até mesmo em um órgão público, que tenham como regra não contratar profissionais que possuam parentesco, podem emitir essa declaração para que eles possam comprovar que esse não é o seu caso.

É importante ter em mente que esse documento, para que tenha validade, precisa conter apenas informações verdadeiras, já que, caso contrário, o profissional poderá perder a sua vaga por prestar informações falsas. Confira o modelo da declaração que segue a seguir no link.

Modelo de Declaração de Ausência de Parentesco

    


Deixe um Comentário: