Modelo de declaração de encargos de família para fins de imposto de renda

A população brasileira precisa ficar atenta a algumas normas que o governo federal exige para que ela possa evitar maiores problemas. Um deles é o Imposto de Renda, que é um valor que deve ser descontado do trabalhador ou da empresa, todos os anos, de acordo com o valor arrecadado.

Pela lei, as empresas são obrigadas a fazer o desconto do tributo direto do valor do salário que é pago ao trabalhador, de acordo com a faixa salarial onde ele se encontra e com a legislação que é aplicada, porém, o profissional precisa ficar atento aos documentos que ele precisa apresentar, se for o caso.

O que é a declaração de encargos de família para imposto de renda?

A declaração de encargos de família para imposto de renda e um documento que o trabalhador precisa apresentar na empresa onde ele esta registrado, onde ele precisa comprovar todos os dependentes que ele possui, caso exista algum.

O documento deve ser feito por escrito, sendo que só é considerado dependente, os seguintes casos: conjugue (que tenha filho com o trabalhador ou que esteja morando junto há mais de cinco anos), filhos ou enteados menores de 21 anos; filhos ou enteados que tiverem menos de 24 anos e estejam cursando o ensino superior, filhos ou enteados com deficiência física, pessoa (irmão, neto ou bisneto) que o contribuinte tenha a guarda até os 21 anos, além de outros casos.

Qual a sua finalidade

O objetivo da declaração de encargos de família para imposto de renda é apresentar para a Receita Federal quem são as pessoas que são sustentadas pelo contribuinte, para que os seus gastos possam ser abatidos do valor que é pago todos os anos.

Quem pode utilizar

Qualquer contribuinte, que precise declarar o imposto de renda e que tenha algum dependente pode utilizar a declaração de encargos de família para imposto de renda para que os valores gastos com esse dependente possam ser abatidos. Confira o modelo da declaração no link a seguir para que você possa fazer a sua corretamente.

Modelo de Declaração de Encargos de Família para Fins de Imposto de Renda

    


Deixe um Comentário: