Modelo de declaração de extravio, furto ou roubo de documento

É uma sensação muito ruim quando percebemos que estamos sem os documentos pessoais. Esse tipo de situação é gerada por roubo ou furto, acidentalmente perder os documentos em algum lugar e até mesmo pode acontecer extravio quando vindo de instituições de entrega. Algumas pessoas ficam sem saber o que fazer quando acontece algo assim. Pois bem, é preciso realizar alguns procedimentos solicitando o cancelamento, de acordo com o documento perdido. É preciso entrar em contato com as instituições responsáveis por aquele documento. Muitas dessas etapas podem ser feitas pela internet.

Mas, em geral, é solicitado que a pessoa que perdeu realize uma declaração na qual expressa o acontecido.

O que é declaração de Extravio, Furto ou Roubo de Documento

A declaração de extravio, furto ou roubo de documento é um instrumento bem simples de montar e normalmente é feito em apenas uma página.

Essa declaração possui as informações iniciais da pessoa que perdeu os documentos por quaisquer situações citadas (roubo, furto e extravio). Como nome, estado civil, nacionalidade, profissão e o número do seu RG e também do CPF.

É necessário que o declarante expresse a situação que lhe ocorreu, para que medida cabíveis sejam tomadas e possa, assim, evitar transtornos.

Neste documento é muito importante descrever quais foram os documentos perdidos, é possível falar de um como também de vários, não é necessário fazer uma declaração para cada documento perdido.

Qual a sua finalidade

Sua principal função é deixar os órgãos responsáveis por aquelas documentações cientes de que o dono não está mais em posse dos mesmo. Que devido a um furto, roubo ou extravio, a pessoa não está utilizando.

Assim é possível verificar uso indevido daqueles documentos e evitar fraudes ou compras indevidas em nome daquela pessoa. Dessa forma, o sujeito não ficará lesado por conta de um situação a qual ele não provocou.

Quem pode utilizar

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer está declaração de perda de documentos. Este e um informativo importante e que deve ser feito assim que se percebe a ausência dos documentos pessoais. Veja o modelo de uma declaração no link abaixo.

Modelo de declaração de extravio, furto ou roubo de documento

    


Deixe um Comentário: