Modelo de declaração de hipossuficiência para casamento civil

Um casal pode se unir matrimonialmente sem assinar qualquer tipo de documento, mas também pode optar por casar formalmente, no cartório. Mas esse ato apresenta algumas despesas que precisam ser pagas no cartório que será responsável por realizar o casamento dos noivos. No caso deles não possuírem condições financeiras para arcar com esse custo eles podem solicitar a isenção através da declaração de hipossuficiência para casamento civil.

Todos bem sabem que realizar um casamento, mesmo que não tenha festa, somente a cerimonia, requer gastos. No casamento civil é preciso pagar a taxa que eles cobram para preparar toda a papelada e ainda tem o juiz de paz que irá fazer a cerimonia e dar validade ao mesmo. Como não são todas as pessoas que possuem condições econômicas para isso, ao fazer essa declaração eles solicitam que a cobrança dos valores relacionados a isso não sejam cobrados.

O que é essa declaração

A declaração de hipossuficiência para casamento civil é um documento que os noivos se declaram incapazes financeiramente de arcar com a despesa que o cartório cobra para a realização do matrimonio.

Nessa declaração deve conter o nome, estado civil, profissão, número de inscrição do CPF e RG, endereço da residência que está domiciliado dos noivos que se declaram impossibilitados financeiramente de arcar com as despesas que são cobradas pelo cartório responsável por realizar o matrimonio. Para finalizar o documento é necessário que tenha o nome do município, a unidade federativa e a data que o mesmo foi redigido assim como o nome e a assinatura dos noivos.

Qual a sua finalidade

Quando os noivos fazem uso dessa declaração eles esperam conseguirem do cartório que irá realizar o matrimonio dos mesmos a não cobrança dos valores que é cobrado normalmente. Afinal, eles não possuem condições financeiras de arcar com tal compromisso. Ou seja, o objetivo desse documento é mostrar ao responsável pelo cartório que os mesmos possuem o interesse de se casar no civil, mas que não dispõem de condições financeiras para tal e, assim, esperam não ter de pagar por isso.

Quem pode utilizar

A declaração de hipossuficiência para casamento civil é um documento de uso dos noivos junto ao cartório que fará o matrimonio dos mesmos. Sendo assim, no link a seguir está disponível um modelo desse tipo de declaração.

Modelo de declaração de hipossuficiência para casamento civil

    


Deixe um Comentário: