Modelo de declaração de posse de imóvel

Quem possui um imóvel, mas não é seu proprietário legal pode acabar se utilizando dos mais variados documentos relativos ao mesmo a fim de comprovar esta condição se isso for necessário. Um deles é o comprovante de endereço que é obtido através da conta de eletricidade, telefone, água entre outros comprovantes, declaração de testemunha, declaração pessoal e declaração de posse de imóvel.

Esse tipo de declaração é utilizado para comprovar que tal pessoa possui aquele imóvel, mas não é seu proprietário. A posse que o mesmo detém não lhe dá o direito de vender ou aluga-la para outra pessoa, por exemplo, pois se trata de uma posse pacifica.

O que é essa declaração de posse

A declaração de posse de imóvel é um documento que uma pessoa utiliza, pode até ser o inquilino de um imóvel, por exemplo, para comprovar que o mesmo reside no endereço que aquele imóvel está devidamente registrado.

Tal declaração não retira os poderes que o seu proprietário de direito possui sobre o imóvel. apenas serve para quando for necessário comprovar o endereço de residência como quando vai se inscrever em um concurso público, por exemplo.

Esse documento deve conter o nome completo além da nacionalidade, profissão, estado civil, número de inscrição do CPF e RG. É importante que na declaração fique bem claro que o declarante não possui direitos sobre o imóvel, apenas reside no endereço do mesmo que, por sinal, deve conter o nome da rua, número, bairro, cidade e unidade federativa que o mesmo se encontra além de informar quantos metros quadrados ele possui e desde quando ele se encontra ali.

Para que o documento seja finalizado é necessário ter a assinatura seguido do nome do declarante e o nome do município e do estado que o documento foi redigido bem como a data.

Qual a sua finalidade

Essa declaração tem por objetivo comprovar o endereço que certa possui reside. É comum que seja solicitada a comprovação do endereço que reside e estando com essa declaração em mãos os demais comprovantes de residência podem ser guardados.

Quem pode utilizar

A declaração de posse de imóvel pode ser utilizada por quem reside no imóvel, mas não é seu dono de fato. Assim, um modelo desse documento está no link a seguir.

Modelo de declaração de posse de imóvel

    


Deixe um Comentário: