Modelo de edital de convocação para apresentação a justiça

O edital de convocação para apresentação a justiça é um documento pelo qual o juiz responsável chama um cidadão a prestar esclarecimentos sobre determinado fato. Quando essa convocação é feita o convocado tem de entender que não está prestando nenhum tipo de favor que pode ou não ser cumprido, pois isso é uma ordem judicial que toda pessoa é obrigada a cumprir. Caso o mesmo resolva não comparecer pode sofrer consequências bem pesadas.

O que é esse edital de convocação

Um edital de convocação para apresentação a justiça é um documento pelo qual certa pessoa ou grupo de pessoas são convocadas a comparecer a uma audiência da justiça como testemunha, réu entre outros. É através desse documento que o convocado fica sabendo quando o mesmo deve comparecer, em qual horário e local.

Após ter recebido essa convocação é de suma importância que o mesmo não deixe de comparecer, afinal, já que o mesmo foi convocado a se apresentar a justiça é porque ele tem algo importante a declarar a respeito do que está havendo aquela movimentação judicial.

Qual a finalidade desse edital

Quando se deseja convidar alguém para comparecer numa festa de aniversário ou casamento, por exemplo, é comum que o anfitrião envie um convite para as pessoas que ele deseja que estejam presentes. Nesse caso, o convidado tem a oportunidade de optar por comparecer ou não a esse tipo de evento, pois nem sempre há disponibilidade de se fazer presente em certo dia e horário, pois pode ter outro compromisso anteriormente já marcado.

No entanto, quando a justiça convoca alguém a comparecer a certa audiência o convocado não tem condições de optar por comparecer ou não, ou seja, ele foi convocado e por esse motivo deve se fazer presente e cancelar qualquer outro compromisso que tivesse sido marcado para aquela data e hora. É através desse edital que o mesmo fica ciente da convocação e recebe a informação de qual fórum, dia e hora seu comparecimento deve acontecer.

Quem pode utiliza-lo

O edital de convocação para apresentação a justiça é utilizado por esse órgão a fim de convocar alguém a se fazer presente em certa audiência, por exemplo. Assim, no link a seguir está disponível um modelo desse edital.

Modelo Edital de Convocação para apresentação a justiça

    


Deixe um Comentário: