Modelo de escritura pública de inventário e partilha

Diversas pessoas possuem posses como imóveis que gostariam de deixar para alguém. Uma forma bem simples de resolver isso sem que haja brigas e desentendimentos após seu falecimento é fazendo um testamento. No entanto, pode ser que não haja tempo para fazê-lo ou que a pessoa postergue até que o pior acontece. Nesse caso, é preciso fazer uma escritura pública de inventario e partilha.

Não é incomum que haja briga entre familiares para decidir quem fica com qual bem de determinada pessoa que faleceu. Para evitar esse tipo de situação que causa muito transtorno o próprio dono pode determinar quem fica com o que antes de falecer. Uma das formas de fazer isso é através do testamento. Mas por meio de uma escritura pública isso também pode ser feito e adquire o mesmo valor de autenticidade e veracidade que outro documento.

Quem pode utilizar

A escritura pública de inventario e partilha se trata de um documento que é elaborado por um tabelião. Para todos os efeitos esse documento é verídico e autentico e por isso o que nele consta deve ser cumprido.

É de fundamental importância que os beneficiários da partilha sejam identificados nesse documento através de certos dados pessoais como nome completo e número do RG e CPF, por exemplo. Todos os bens que constam no inventario também devem ser devidamente identificados para que não reste qualquer dúvida quanto aos mesmos. Além disso deve conter também dados que identifiquem o proprietário dos bens assim como sua assinatura.

Qual a sua finalidade

Esse tipo de escritura pública tem por objetivo formalizar de forma jurídica o que as partes desejam. Para todos os efeitos esse instrumento é considerado verdadeiro e autêntico garantindo, assim, que se cumpra o que consta no mesmo.

Quem pode utilizar

A escritura pública de inventario e partilha pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha o intuito de deixar seus bens devidamente partilhados. Esse documento tem que ser redigido por um tabelião para garantir sua veracidade e autenticidade. Desse modo, um modelo desse documento está disponível no link a seguir.

Modelo de Escritura pública de inventário e partilha

    


Deixe um Comentário: