Modelo de interpelação extrajudicial

Uma pessoa pode ser notificada por algo que deixou de fazer e que se encontra em pendencia. O documento que pode ser enviado pelos Correios para quem não cumpriu certa obrigação é a interpelação extrajudicial. É através dela que ele fica ciente que pode sofrer alguma sanção caso não a cumpra mesmo tendo a obrigação de cumpri-la.

O que é interpelação extrajudicial

Através da interpelação extrajudicial certa pessoa recebe a notificação que terá de cumprir certa obrigação que se encontra em pendencia. Caso ela não a cumpra fica sob pena de sofrer as sanções que posteriormente serão mencionadas.

Esse tipo de documento não requer um oficial de justiça para que seja entregue ao destinatário, pois pode ser enviado ao mesmo através dos Correios. Mas para que isso aconteça é necessário que o papel seja timbrado e que tenha o Aviso de Recebimento para confirmar que a correspondência chegou ao seu destinatário.

Qual a sua finalidade

Todo mundo possui alguma obrigação a ser cumprida sendo que umas são mais importantes que outras. Quando são tão importantes e não foram cumpridas como o pagamento de uma dívida, por exemplo, é comum que seja enviada uma correspondência informando sobre a mesma e alertando das sanções que podem ser sofridas caso essa obrigação não seja cumprida.

Diante disso, percebe-se que o objetivo dessa interpelação extrajudicial é comunicar, informar ao notificado que ele deixou de cumprir certo ato. Nesse documento precisa constar o nome e o endereço de quem é endereçado a notificação além da assinatura, nome e cargo de quem o está emitido.

O corpo do texto deve conter todas as informações necessárias quanto ao assunto que está levando ao envio dessa correspondência. Se for preciso informar o número de algum documento que esteja em pendencia isso deve ser feito, pois o notificado terá condições de averiguar se aquela notificação realmente procede.

Quem pode utiliza-la

A interpelação extrajudicial é um documento que pode ser enviado pelos Correios pelo credor de uma dívida, por exemplo, ou quem tiver interesse que certa pendencia seja regularizada e cumprida. Assim, no link a seguir está disponibilizado um modelo desse documento.

Modelo de interpelação extrajudicial

    


Deixe um Comentário: