Modelo de memorando comercial

Um memorando nada mais é do que um tipo de correspondência de forma interna, com a finalidade de comunicar os avisos, bem como realizar as solicitações de forma breve, porém em modo formal de escrita.

Para que serve o modelo?

Entre as principais finalidades do memorando, de forma conceitual, é possível mencionar que estes são como tipos de comunicados internos realizados entre unidades administrativas de um mesmo tipo de órgão, de níveis hierárquicos iguais, ou até mesmo distintos.

Este é um documento que deverá ter a característica fundamental para comunicar de forma ágil e formal alguma situação, este memorando não necessita necessariamente respeitar procedimentos de cunho burocrático que possam dificultar a tramitação de atos de comunicação.

Além disto, com o objetivo de evitar um aumento de números de comunicações realizadas, sempre que for solicitado um despacho específico nos memorandos, estes precisam ser especificados no próprio documento, o que permite que seja utilizada uma folha de continuação anexa ao memorando.

Modelo de memorando comercialQuem pode usar o modelo?

O memorando poderá ser utilizado por diversos tipos de setores empresariais, mas estão voltados principalmente para alguns trabalhadores de uma empresa determinada.

Os memorandos precisam ser claros e concisos, sempre com relação aos objetivos que forme destinados, e constarem principalmente as possíveis ações a serem executadas a partir da emissão deste tipo de documento. Por isso, o memorando apesar de ser um documento de utilização simples, possui tanto peso quanto outros tipos de documentos mais longos e elaborados.

O que deve constar no modelo?

Neste modelo deverão constar as seguintes informações:

– dados como a localidade, dia de mês e ano de vigência.

– o número de memorando.

– a identificação do profissional que irá receber este memorando.

– qual a finalidade do memorando.

– posteriormente é importante que exista uma breve citação de providências, bem como a comunicação de algum tipo de ato comercial que deverá ser realizado.

– para finalizar, uma solicitação do que deve ser feito para que seja encaminhado o memorando.

– finalizando cordialmente, deverá estar a assinatura, o nome do responsável e o cargo do profissional que redigiu o memorando

Confira um modelo abaixo:

Modelo de memorando comercial

    


Deixe um Comentário: