Modelo de planilha de fluxo de caixa

Uma falta de controle financeiro poderá gerar uma série de problemas, como por exemplo a carência dos recursos financeiros, para pagar as contas e fornecedores, e a falha de previsões de prazos médios de recebimento e pagamentos que são situações muito comuns para a rotina das empresas. Com toda a crescente competitividade de mercado, cada vez mais será maior a exigência por uma gestão financeira de qualidade e a utilização de ferramentas que podem nortear o negócio, como por exemplo os fluxos de caixa.

Uma boa gestão financeira de excelência pode fazer toda a diferença, além de ser um fator essencial para o sucesso dos negócios. Com isto o fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas para a administração financeira empresarial, esta que ajuda na tomada de decisões, e ainda melhora o desempenho financeiro, através de uma otimização bem como de alocação dos seus recursos de empresas.

planilha de fluxo de caixa

Sua montagem pode ser feita de forma simples, e exige acima de tudo um acompanhamento diário para se registrar todas as movimentações, com isto é necessário se levantar um saldo inicial, isto é, um valor que existe em caixa, que é composto por dinheiro, cheques, e saldos bancários de um início do período.

Depois é possível se anotar todas as entradas e saídas de caixa, como por exemplo as vendas á vista, recebimentos, pagamentos de fornecedores, salários, aluguéis, impostos, entre outros. Estes são procedimentos simples de serem feitos, mas exigem um certo conhecimento na área de contabilidade e finanças, além de uma boa organização.

É importante com isto se definir uma série de categorias e centros de custos para que todas as transações registradas nos fluxos de caixa possam se concentrar em uma quantidade restrita de categorias, e ainda conforme o número de departamentos da empresa, é possível se facilitar a análise dos fluxos de caixa e o destino dos capitais financeiros.

Para se ter sucesso neste sentido, é preciso criar uma cultura de planejamento, e uma boa sistematização nas empresas, existindo desta forma um elo entre o administrador financeiro, e os demais departamentos do negócio.

Confira logo abaixo modelos de planilha de fluxo de caixa.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

    


Deixe um Comentário: