Modelo de planilha de orçamento

Em um negócio o que não é medido não pode ser controlado, não é verdade? E o que não pode ser controlado não pode ser aperfeiçoado.

A anotação de gastos mensais permite que você observe de forma mais precisa onde é que seu dinheiro vem sendo gasto. Você poderá ainda ter uma visão de forma geral do quanto que gastou a mais no mês quando for comparado ao mês anterior, o que poderá desta forma criar seu próprio índice de inflação para contabilizar seus gastos.

Modelo de planilha de orçamento

Ao passar dos meses, você poderá ampliar uma percepção dos gastos, e conseguirá observar onde é que tem gastado de forma exagerada, e que tipos de itens poderá enxugar neste sentido.

Você não deverá perder o controle, anotando cada uma dos centavos gastos, se sabe quanto ainda se tem, desta forma não irá correr o risco de gastar o que se pensava que tinha, mas não tinha, e acabar entrando no cheque especial.

É possível ainda se provisionar os valores para compras de forma específica, bem como aniversários e datas comemorativas por exemplo.

Deverá ficar acima de tudo mais fácil definir algumas metas e reservas para se atingir os objetivos específicos, você poderá ainda controlar da melhor forma possível a sua vida frugal, onde os gastos não aumentam de forma proporcional com a sua renda por exemplo.

Em suma, ter um bom fluxo de caixa é algo fundamental para que se tenha um bom controle do dinheiro, e ainda o ter é algo muito simples, basta apenas se começar a criar bons hábitos que tudo dará certo.

Ao final de cada mês, ao analisar toda a planilha, as famílias precisam identificar se suas metas foram alcançadas, e quais forma as variações encontradas, além de analisar e entender todas as causas de variação decidindo por algumas estratégias que possam ajustar suas metas em um futuro, o que poderá permitir manter as que foram decididas.

Para ratificar toda a importância de uma planilha nos processos de elaboração do orçamento familiar, é possível se citar pesquisas desenvolvidas por especialistas, que apontam que pelo menos 92% das famílias entrevistadas afirmam que a utilização da planilha facilita o planejamento diário de ganhos.

Veja logo abaixo um modelo de planilha de orçamento que você poderá utilizar.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

    


Deixe um Comentário: