Modelo de recibo de bonificação

Um empregador pode optar por fazer um pagamento ao seu empregado como forma de agradecimento ou reconhecimento dos serviços que o mesmo presta. A empresa ainda pode dar uma recompensa pelo tempo de serviço que certo empregado já dedicou aquele empreendimento. Quando a gratificação é demonstrada na forma de um pagamento adicional é chamada de bonificação. A fim de comprovar que tal pagamento é realizado utiliza-se um documento formal voltado especialmente para isso, o recibo de bonificação.

Esse pagamento pode acontecer semestralmente ou anualmente, de acordo com o que a empresa decidir. Quando é feita nesse período essa bonificação vai repercutir somente no decimo terceiro salário. Mas quando é realizado mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente ele terá reflexo no aviso prévio, horas extras e férias.

Quanto ao seu ajuste ele pode acontecer de acordo com os parâmetros da lei ou através de um documento coletivo sindical. Assim o empregador fica obrigado a efetivar o pagamento de tal beneficio.

O que é esse recibo de bonificação

O recibo de bonificação se trata de um documento que comprova que a empresa realizou o pagamento de tal quantia ao seu empregado. Esse pagamento pode acontecer todos os meses, a cada dois meses, a cada três meses, semestralmente ou anualmente.

Quando o período de pagamento é inferior ao semestral, ou seja, seis meses, o valor da bonificação acaba tendo reflexos nas horas extras, aviso prévio e também nas férias de acordo com entendimento extraído da Súmula 253 do Tribunal Superior do Trabalho. No caso do pagamento da bonificação acontecer semestralmente ou anualmente, esse valor irá repercutir somente no decimo terceiro.

A empresa pode optar por realizar o pagamento da bonificação como uma forma de agradecer os serviços prestados pelo funcionário. Assim, ela pode optar por pagar quando certa produtividade é atingida ou ele se encontra a determinado tempo exercendo suas atividades na empresa, por exemplo.

Qual a sua finalidade

Quando o documento se trata de um recibo sua finalidade principal é comprovar que o pagamento referente a bonificação foi realizado pela empresa.

Quem pode utilizar

O recibo de bonificação é de uso da empresa já que ela é a principal interessada em comprovar que houve o pagamento de tal taxa ao seu funcionário. Diante disso está disponibilizado um modelo desse tipo de documento no link a seguir.

Modelo de recibo de bonificação

    


Deixe um Comentário: