Modelo de recibo de gratificação

É comum que as empresas paguem aos seus funcionários certa quantia por eles terem alcançando uma meta ou objetivo dentro de certo período que era importante para a mesma. Tal quantia concedida por esse motivo é denominada de gratificação. A fim de comprovar que houve realmente esse pagamento é que é utilizado o recibo de gratificação.

Existem diversas modalidades de gratificação sendo que as mais comuns são assiduidade, produtividade, antiguidade entre outros critérios. De acordo com a Súmula 23 do TST – Tribunal Superior do Trabalho – o pagamento da gratificação feito semestralmente ou por um período superior como o anual não tem qualquer tipo de reflexo sobre as férias, horas extras ou aviso prévio.

O que é esse recibo de gratificação

O recibo de gratificação se trata de um documento que comprova que a empresa realmente realizou o pagamento de certa quantia por determinada meta ter sido atingida. Essa meta pode variar de acordo com os interesses da empresa, mas é comum que tal pagamento seja realizado quando certa produção é atingida, pelo funcionário ter atingido certa assiduidade ou ser o mais antigo, por exemplo.

Apesar da gratificação não incidir sobre o aviso prévio, férias ou horas extras quando seu pagamento é feito semestralmente ou a cada ano, ela irá repercutir no décimo terceiro salário e na indenização por antiguidade. Nos casos que o pagamento é feito todos os meses, bimestralmente ou trimestralmente ele reflete nas verbas que foram citadas.

A realização desse pagamento é feito de acordo com o regulamento interno que a empresa possui. Mas também pode acontecer de acordo com o que foi previsto no acordo coletivo de trabalho ou liberalidade do empregador.

Qual a sua finalidade

Esse tipo de recibo tem por finalidade comprovar que a empresa realizou o pagamento da gratificação ao funcionário que atingiu determinada meta. Tal meta pode ser assiduidade do mesmo, atingir uma determinada produção ou por estar no emprego há muito tempo, por exemplo.

Quem pode utilizar

O recibo de gratificação é comumente utilizado pela empresa que realiza o pagamento de tal agrado ao seu funcionário. Com isso, um modelo desse tipo de documento está disponível no link a seguir.

Modelo de recibo de gratificação

    


Deixe um Comentário: