Modelo de relatório de acidente de trabalho

Todo trabalhador de certa forma está correndo risco de se acidentar enquanto realiza as funções ao qual foi contratado. Caso isso venha a se concretizar o técnico do trabalho deve elaborar o relatório de acidente de trabalho a fim de suprir algumas formalidades que venham a ser necessárias.

O acidente de trabalho é um dos problemas mais frequentes que as empresas de qualquer porte tem de lidar, pois com o Decreto-Lei 99/2003 ele se caracteriza como um acontecimento súbito e imprevisto que o trabalhador sofra no horário e local de trabalho. Isso quer dizer que o acidente pode acontecer em diversas situações como enquanto o trabalhador está no trajeto de ida e vinda do local de trabalho; executando tarefas padrões dentro do ambiente de trabalho entre outros.

O que é o relatório de acidente de trabalho

O relatório de acidente de trabalho que também é conhecido por RAT, é um documento interno que a empresa possui. É através dele que será relatado como que ocorreu o acidente de trabalho, afinal, quando se sabe os motivos fica muito mais fácil prevenir, saber quais as EPIs que podem ser usadas a fim de evitar novo acidente nas mesmas circunstâncias, melhorar a capacitação profissional e até aprimorar o setor.

Para que esse documento seja elaborado é preciso que haja um trabalho em conjunto do Cipa e de toda a equipe de segurança do trabalho. Somente dessa forma é que se terá uma melhor conclusão dos fatos.

Qual a finalidade desse relatório

Esse tipo de relatório tem por objetivo relatar como que o acidente de trabalho aconteceu para que sejam tomadas medidas de segurança para preveni-las. Seu principal objetivo é fazer a conscientização do uso de EPIs, melhorar a capacitação profissional do trabalhador e aprimorar o setor da empresa.

Quem pode usa-lo

O relatório de acidente de trabalho é um documento que a empresa usa internamente. Ele é feito a partir dos trabalhos feito em conjunto do Cipa e da equipe de segurança do trabalho. Sendo assim, no link a seguir encontra-se disponível um modelo desse tipo de documento.

Modelo de relatório de acidente de trabalho

    


Deixe um Comentário: