Modelo de requerimento ao juiz

Seguindo o atual modelo de sociedade que temos em países como o Brasil, existem algumas pessoas que acabam sendo alçadas a posições privilegiadas com relação ao restante dos membros de uma determinada comunidade. Muitas destas pessoas são investidas de poder, seguindo modelos antigos, mas que ainda hoje são utilizados em sociedades completamente diferentes.

A figura do juiz, por exemplo, ainda continua sendo muito parecida com os juízes que existiam na Grécia antiga, de onde foi tirado boa parte do modelo de justiça que hoje os países aplicam nos limites dos seus territórios. Trata-se de uma pessoa que faz parte da sociedade, mas que acaba sendo investido de um certo poder para julgar os conflitos de interesse entre pessoas, empresas e também o governo e a sociedade como um todo.

Requerimento ao juiz

O juiz, portanto, faz parte do chamado poder judiciário. No Brasil, assim como em boa parte dos países que adotaram a democracia moderna como regime político, existem diversos tipos de juízes diferentes, sendo que alguns acabam tendo mais poderes do que os outros. Mesmo assim, o juiz quase sempre representa a última figura do processo, aquele que vai decidir a questão que está sendo debatida.

Existem muitos países que acabam colocando uma pessoa no cargo de juiz depois que elas passam por um processo eleitoral dentro de uma determinada comunidade, sendo que estas pessoas também devem ter conhecimento das leis que permitam com que elas julguem de acordo com a atual legislação do país.

No caso do Brasil, os juízes, na grande maioria dos casos, são escolhidos através de um processo de concurso público, onde eles são colocados a prova basicamente em função do seu conhecimento para desempenhar a sua função.

A figura do juiz geralmente é vista como alguém de muito poder e que é inalcançável pelo restante da população, o que nem sempre é verdade. As pessoas, em muitos casos, podem encaminhar os mais variados tipos de requerimentos ao conhecimento dos magistrados. Geralmente isso é feito através dos fóruns e outros centros de atendimento a sociedade.

Confira abaixo alguns modelos de requerimento ao juiz que podem ser utilizados.

Modelo 1

Modelo 2

 

    


Deixe um Comentário: