Modelo de requerimento de transladação de restos mortais para ossário

Devido a falta de espaço nos espaços destinados aos enterros dos seres humanos, seus restos mortais podem ser levados para um ossário que é um local especifico utilizado justamente para guardar os ossos dos humanos. Mas para que isso seja feito sem que acarrete em problemas futuros é necessário utilizar o requerimento de transladação de restos mortais para ossário.

Quando uma pessoa perde sua vida todo um rito é seguido até que chegue o momento de enterrar o corpo. Esse ato é realizado numa sepultura, mas após alguns anos é necessário que seus restos mortais sejam movidos para que o descanso final aconteça no ossuário. Isso se faz necessário já que é preciso abrir espaço nas sepulturas para que outros corpos sejam sepultados posteriormente.

O que é esse requerimento de transladação

O requerimento de transladação de restos mortais para ossário é um documento formal comumente utilizado nos cemitérios. Num primeiro momento, quando alguém perde a vida, seu corpo é levado para o cemitério para ser sepultado da mesma forma que tantos outros.

No entanto, é necessário ter espaço para outros corpos tenham a mesma destinação quando estiverem sem vida. Para que esses espaços sejam liberados é necessário retirar os ossos de quem já faleceu há alguns anos e leva-los para um local preparado especialmente para esse tipo de armazenamento que é denominado de ossário.

Para que essa transferência aconteça é preciso que o órgão competente forneça uma autorização e que os parentes do falecido também autorizem essa transferência. Caso contrário, medidas punitivas podem ser tomadas já que a ação foi realizada sem o consentimento dos principais interessados.

Qual a sua finalidade

Esse requerimento é utilizado com a finalidade de conseguir a devida autorização para que os restos mortais de quem está sepultado há alguns anos seja transferido para um local próprio para armazenar os ossos humanos.

Quem pode utilizar

O requerimento de transladação de restos mortais para ossário é comumente utilizado pelos familiares junto ao órgão com competência para dar tal autorização. Diante disso, um modelo desse documento está disponível no link a seguir.

Modelo de requerimento de transladação de restos mortais para ossário

    


Deixe um Comentário: