Modelo de solicitação de abonação do fiador

Existem algumas ocasiões que é necessário apresentar um fiador como quando um imóvel será alugado, por exemplo. Ele será a garantia dada ao proprietário do imóvel que o pagamento do aluguel será realizado mesmo que o inquilino não o pague no prazo estipulado. Assim, a pessoa apresentada como fiador terá de arcar com a quantia. Nesse caso se faz necessário entrar com a solicitação de abonação do fiador.

A fiança é uma garantia eficaz de fazer com que as obrigações que o contratante assumiu sejam cumpridas no caso de se tornar inadimplente. Afinal, o credor pode cobrar do fiador a quantia que está em atraso já que em muitas vezes ele é o principal pagador. Ele tem a obrigação de cumprir com o dever assumido quando aceitou ser o fiador de alguém e para que isso aconteça pode até ter seus bens expropriados.

O que é a solicitação de abonação do fiador

A solicitação de abonação do fiador se trata de um documento que pede que a pessoa que assumiu esse compromisso assuma com suas obrigações já que quem realizou a contratação não está cumprindo com as obrigações assumidas.

O fiador até pode pedir para ser exonerado dessa condição. Afinal, essa é uma responsabilidade muito grande que em muitos casos acaba com a relação que até então existia entre amigos e/ou familiares. No caso dele pedir sua exoneração a mesma deve ser feita através de documento próprio para isso. Mas em todo caso ele ainda fica obrigado a receber a notificação do credor pelos próximos 120 dias. Sendo assim, ele estará sujeito a receber essa solicitação no caso de quem contratou o serviço não cumprir com sua obrigação.

Qual a sua finalidade

Essa solicitação tem por intuito pedir para que a pessoa que assumiu a posição de fiador de outra assuma com esse compromisso. Assim, ele terá de arcar com o pagamento da dívida que se encontra em atraso.

Quem pode utilizar

A solicitação de abonação do fiador é um documento que o credor pode utilizar com o intuito de obrigar o fiador a cumprir com seu papel. Diante disso, está disponível um modelo desse documento no link a seguir.

Modelo de solicitação de abonação do fiador

    


Deixe um Comentário: