Modelo de termo de casamento religioso com efeito civil

Em muitos casos, os casais que estão se preparando para casar optam por realizar o casamento primeiro no civil para depois celebrarem no religioso. Desta forma, duas cerimônias são necessárias, gastando assim mais tempo e dinheiro. Uma boa opção para quem quer tornar o grande dia mais fácil e menos custoso é realizar o casamento religioso com efeito civil.

Como funciona? Como o nome mesmo explica, as duas cerimônias são realizadas ao mesmo tempo. Para isto, os noivos irão precisar de um documento chamado Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil. 

O que é o Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil?

O Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil é um documento que possibilita ao celebrante religiosa tornar o casamento legal. Sendo assim, não é necessário que os noivos realizem um casamento no cartório e outro na igreja.

O documento deve conter data e hora do casamento, endereço da Igreja, nome do celebrante, nome e assinatura de duas testemunhas, além do regime de bens escolhido pelo casal. 

Como funciona o Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil?

O Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil apenas terá validade se apresentado juntamente com a Certidão de Habilitação, esta sim, deve ser retirada no cartório. A Certidão de Habilitação é um documento que comprova que os noivos estão aptos a casar e demora cerca de 20 dias para ser entregue pelo cartório.

Validando o Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil

Após impresso o documento e devidamente preenchido, é preciso levá-lo ao local da celebração, onde ele irá receber a assinatura do celebrante, assim como um carimbo da igreja. Este será o documento que os noivos irão assinar no momento da cerimônia.

Após a cerimônia, o Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil deve ser levado ao cartório (o mesmo em que os noivos deram entrada no casamento) para ser trocado pela Certidão de Casamento.

Confira aqui o Modelo de Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil:

Modelo de Termo de Casamento Religioso com Efeito Civil

    


Deixe um Comentário: