Modelo de termo de responsabilidade hospitalar

Ninguém deseja passar por qualquer tipo de procedimento médico, principalmente o cirúrgico, pois por mais simples que seja uma cirurgia ele apresenta riscos ao paciente. Em decorrência desses riscos os hospitais pedem que o paciente ou alguém da família que seja seu responsável assine o termo de responsabilidade hospitalar.

Isso é necessário já que ele está declarando que tem total ciência dos riscos que envolvem o procedimento que será realizado, mas que mesmo assim opta por assumi-los e autoriza a sua realização.

 

O que é esse termo de responsabilidade

O termo de responsabilidade hospitalar é um documento que é usado nos hospitais. Geralmente ele é assinado pelo responsável do paciente que vai passar por algum procedimento que envolve certo risco a vida do mesmo, mas o próprio paciente também pode assina-lo sem causar nenhum tipo de problema.

É através dele que fica confirmado que todos os riscos que o procedimento envolvia foram informados. No entanto, apesar dos riscos aparentes ele autoriza sua execução e os assume. Nele deve conter o nome do médico que irá realiza-lo e o número do seu CRM. Ao fim, a localidade e a data que esse documento foi feito também devem estar presentes bem como a assinatura, o nome, endereço e o RG ou CPF ou responsável ou paciente.

Qual a sua finalidade

O médico é um profissional responsável pelos danos que são causados aos pacientes em caso de negligencia, imprudência ou imperícia. Mas essas não são as únicas causas da responsabilidade civil que o médico possui já que informações decisivas que foram omitidas ao paciente também é uma causa.

Visando se prevenir da responsabilidade civil é que os médicos fazem uso desse tipo de termo, pois possibilita que o paciente tenha um auxílio para tomar as decisões do seu tratamento após ter recebido informações pertinentes quando não se trata de um procedimento que não é urgente.

Quem pode usa-lo

O termo de responsabilidade hospitalar é um documento que é comumente utilizado no ambiente de hospital. Diante disso, estamos disponibilizando no link a seguir um modelo desse tipo de termo.

Modelo de termo de responsabilidade hospitalar

    


Deixe um Comentário: